segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

Os 3 erros mais comuns em Pomares e Hortas Domésticos !

                Salve salve, queridos amigos do Pomar e Horta em Vasos, hoje falaremos sobre os principais erros que cometemos em nossos cultivos em casa, muitas vezes  encontramos algum obstáculo como folhas murchas, ou amareladas e não entendemos bem o que pode estar errado, e logo achamos que nossa planta está com alguma praga e que precisa ser curada, e muitas vezes nosso problema não passa de algum detalhe  básico que não está sendo seguido, e quando arrumamos resolvemos o problema facilmente.
               Logo abaixo vamos elencar os erros mais encontrados em cultivos domésticos e em cada um deles daremos uma breve explicação sobre como arrumar, para deixarmos todas as plantas bonitas e saudáveis:



Sol de mais e sol de menos!


                   A maioria das plantas precisam de pelo menos 4 horas de sol por dia, algumas podem ficar muito mais tempo, (como árvores de grande porte) e outras simplesmente não suportam tanto sol.  Dessa forma meu conselho é que caso note as folhas de suas plantas começando a queimar nas bordas, entenda que está na hora de reduzir um pouco a incidência solar. as vezes tudo que uma planta precisa é de viver em baixo de uma copa de árvore, aproveitando muita luminosidade do sol pelos lados e se protegendo totalmente do período mais intenso perto do meio dia, quando o sol está a pique. 




Sol de mais e regas de menos!


                Lembre -se que é sempre bom analisar tudo antes, pois se suas plantas estiverem murchando e não queimando, isso não é problema do sol,  e sim é falta de irrigação, muitas hortaliças adoram sol, mas como estão plantadas em recipientes impróprios ou não estão recebendo a irrigação perfeita, ficam todos os dias com as folhas murchas, para resolver isso é muito simples, ao invés de tirar sua plantinha do sol, coloque uma cobertura morta no canteiro e  irrigue com mais frequência, pois quanto mais luz do sol, mais fotossíntese e mais nutrientes para planta e com isso você terá uma maior velocidade de crescimento, esse é um dos principais motivos pelo qual muitos amigos me perguntam por que suas alfaces não ficam grandes para o consumo em apenas 90 dias, conforme mostramos no canal.

Irrigação de mais também não pode!


                 Ai o amigo mais impaciente leu o tópico acima e já começou a regar intensamente seu vaso, e percebe que o caule da planta começa a apodrecer e não sabe o que está havendo, ai ele volta aqui e se depara com outro problema, água de mais também é muito ruim, a água deve ser suficiente para que seu vaso permaneça úmido até o próximo período de irrigação, se o vaso for muito pequeno os períodos devem ser menores, caso seu vaso seja grande, você pode não precisar regar tantas vezes, cobrindo a terra com qualquer cobertura morta ou até outros vasos, você garantirá mais tempo de umidade, e nunca esqueça pelo amor de Deus, sempre use material de drenagem em baixo dos vasos (clique aqui para aprender a fazer um sistema de drenagem correto).  Mesmo que exagere na rega, se o material de drenagem for bom á água escorrerá rapidamente e você não terá grandes problemas desde que seja um evento isolado. caso sua raiz fique "afogada" por um período de tempo grande elá apodrecerá e sua planta morrerá.





                 Existem sistemas de gotejamento, em nosso canal já mostramos como produzir esses sistemas, no último vídeo ensinamos a fazer um sistema de irrigação solar, muito interessante, vale a pena dar uma conferida.


Intoxicação alimentar!


                Muitas vezes percebo que nossos amigos adubam fortemente suas plantinhas e muitas vezes, causam a chamada "intoxicação alimentar" , sempre que puder escolher de preferência a adubos orgânicos, pois não intoxicam, aportam micronutrientes e revitalizam o solo trazendo matérias orgânicas e diversos micro-organismos capazes povoar a terra condicionando o solo de forma super favorável, o melhor adubo orgânico na minha humilde opinião é o húmus de minhoca, esse é um adubo completo e fácil de produzir por qualquer pessoa, utilizando apenas restos de alimentos, ( clique aqui para saber um pouco mais sobre o tema)

             Caso você não disponha de adubos orgânicos, pode ser usado os adubos químicos granulados, geralmente ai que o pessoal erra muito, pois se for aportar uma fórmula padrão de NPK, (Nitrogênio, Fosforo e Potássio), não esqueça que na fórmula só constam os macronutrientes e por isso se faz necessário adicionar os Micronutrientes tais como Cálcio, Magnésio, Enxofre e etc.., Para suprir esta deficiência, o interessante é utilizar calcário, pois esse elemento ajuda a diminuir a acidez do solo, liberando fósforo para o meio, aportando cálcio (CaO) e magnésio (MgO) além de neutralizar a toxidez do alumínio.

Dica importante : Claro que ao ler essa parte do texto a pergunta que qualquer um faria seria :
          - Junior, mas quanto a quantidade a ser usado desses elementos????
E eu prontamente respondo: Quantidades pequenas, sempre pequenas pois adubos químicos são extremamente mais concentrados que adubos orgânicos, logo  se usar muito pode ser prejudicial, para sua planta, pois o nitrogênio em excesso é extremamente tóxico, e se aportar muito Potássio pode prejudicar a absorção do fósforo, dessa forma como sei que não iremos fazer uma análise de solo em nossos quintais para definirmos quais os valores de adubação corretos, elaborei um esquema simples para que cada um possa adubar suas plantinhas em casa sem danifica-las.

            Assim como regra comece polvilhando cerca de 30 g de adubo químico a cada 3 meses nas bordas do vaso e veja os resultados depois do período, caso sua planta não melhore, siga aumentando 10 g  por dose, a cada 3 meses e assim que tiver o resultado esperado estabeleça a medida encontrada e a mantenha.

            Geralmente eu adubo em  janeiro, abril,  julho e setembro. Se sua planta estiver no estágio inicial de desenvolvimento utilize a fórmula 04-14-08, se sua planta já for adulta utilize a fórmula 10-10-10. (a calagem pode ser feita apenas uma vez ao ano, sempre polvilhando o mais longe possível da raiz.)







13 comentários:

  1. Olá, gosto muito de suas explicações são claras, estou aprendendo muito e o enraizador de lentilha tive dificuldade mas com a segunda parte sobre tirar dúvidas foi ótimo, confesso que fiquei frustrada que não estava dando certo e depois do vídeo consegui fazer, obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Olá ganhei uma muda de abacateiro em um vaso pequeno,mudei ele para um vaso maior. Mas percebi que ele está quase sempre murcho e as folhas estão ficando em um tom de marrom claro. Ele fica o ia inteiro no sol. Fiquei em dúvida se estou regando muito ou pouco, e se devo colocar um pouco na sombra. Por favor me de uma ajuda. Aguardo teu retorno. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Graziela,o seu abacateiro está murchando com as folhas queimadas por excesso de luz solar direta. Deixe sua muda em um local bem iluminado porem,se que a luz do Sol esteja diretamente sobre ela.
      Mudas em desenvolvimento são muito sensíveis aos raios diretos do sol.

      Excluir
  3. Junior são pessoas como você que merecia muito incentivo $ pra reflorestar São Paulo. Junior queria que você plantasse eucalipto e falasse sobre esta arvore.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Não sou especialista e só agora estou a começar a dedicar-me à jardinagem e horticultura, mas do que se do eucalilto (além de ter um aroma muito bom e fresco) é que absorvem muitíssima água, podendo asfixiar as plantas e árvores ao seu redor. Em Portugal, há umas décadas, as empresas de close infestaram as florestas com eucaliptos e descaracterizaram a paisagem autóctone. Isso trouxe enormes problemas, particularmente na época de incêndios. Eles ardem muito facilmente, ao invés dos sobreiros (espécie autóctone portuguesa). Agora, todos os anos temos incêndios colossais e o governo está a pensar reformular as vastas plantações de eucaliptos, só que isso vai contra os interesses financeiros das grandes empresas de celulose e papel. A árvore não tem culpa nenhuma e continua a ser bonita e útil, mas a sua plantação tem de ser racional.

      Excluir
    2. ERRATA:Onde se lê "close" leia-se "celulose".

      Excluir
  4. Tenho alguns textos sobre sistemas de irrigação, que servem, inclusive pra vasos de planta pequenos tb. Depois confere lá!
    http://mudasdelivery.com.br/blog/melhor-sistema-de-irrigacao-para-banana/
    http://mudasdelivery.com.br/blog/sistema-de-irrigacao-por-gotejamento-como-fazer/
    Vlw! ;-)

    ResponderExcluir
  5. Olá Julio!
    Boa noite.
    Tenho 62 anos e sou sua fâ de carteirinha e sempre comento com amigos sobre seu canal no youtube.
    Tenho uma pergunta e um pedido para você.
    Como você fez seu canteiro suspenso?
    Me parece que foi feito com telha de alumínio.
    Estou certa?
    Qual a profundidade e a largura?
    Que materiais usou?
    Vou ficar aguardando, ok?
    Beijo em seu coração e meu desejo de muita prosperidade e sucesso em sua vida.

    ResponderExcluir
  6. Jr, tudo bem? trabalho em um galpão e existem fezes de morcego que exalam um odor de frutas, li em alguns sites que ele pode ser usado como um adubo natural, existe alguma recomendação ou contraindicação quanto ao uso desse material?

    ResponderExcluir
  7. Oi eu queria muito que me enviasse fotos do seu jardim no vaso lá no alto da laje pra minha mãe vê pra ela fazer o mesmo aqui em casa. Aqui meu email elaineliny123@gmail.com enviar por aqui.

    ResponderExcluir
  8. Muito bacana seu blog. Parabéns pela dedicação.

    ResponderExcluir
  9. Oi eu queria tanto aprender a plantar mamona

    ResponderExcluir