quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

Como Plantar Gengibre em Vasos.

               Salve salve galera do Pomar e Horta em Vasos, hoje é com grande prazer que lhes trago mais uma dica de plantio de uma especiaria, muito interessante. O Gengibre é muito usado no continente Asiático, pois faz muito bem a saúde e pode ser muitas vezes utilizado até como medicamento contra diversos malefícios.




     Clima Ideal


                      A Gengibre gosta de climas quentes se dando melhor em faixas de temperatura entre 17 a 35 °C por isso caso você more numa região fria escolha realizar o plantio nos meses quentes e proteja sua planta no inverno, Para se ter condições perfeitas de cultivo. Quanto a luminosidade dê preferência para um local assombreado nos horários mais quentes do dia, o ideal é a sombra de uma copa de árvore.



Solo Ideal


                      Cultive em vasos ou canteiros bem drenados, com substrato descompactado e rico em matéria orgânica, mantenha a terra sempre úmida, nunca encharcada e garanta os nutrientes com adubação mensal,quanto ao pH ele é bem tolerante podendo permanecer na faixa entre 4,5 e 7,5. 


Plantio


             1-   Adquira um rizoma num supermercado, e deixa na sombra da copa de uma árvore recebendo umidade mas não encharcando nunca, caso isso aconteça ele irá apodrecer antes de brotar.

               2-     Com 15 dias geralmente o rizoma já vai ter adquirido muitas raízes e brotações, caso seja grande divida para deixar 2 olhos em cada muda.


                 3-      Plante num vaso de  pelo menos 20 litros super drenado, utilizando nossa mistura básica 50% terra vegetal, 40% húmus de minhoca ou substrato e 10 % de areia ou vermiculita.

                4-        Mantenha a parte verde (começo do caule para fora e enterre todo o resto do rizoma na mistura.

             5-     Mantenha o solo sempre úmido e aporte nutrientes pelo menos uma vez por mês, adubos nitrogenados são muito bons para nossa plantinha, se tiver misture um pouco na terra para um melhor resultado.

                6-     Não deixe plantas invasoras que estejam concorrendo por nutrientes no vaso e sempre cubra partes das raízes das plantas que estejam querendo sair da terra.



Colheita


                 O gengibre pode começar a ser colhido cerca de 7 meses após o plantio, para isso cave num local específico do seu vaso, reitre o que for consumir e coloque húmus de minhoca no local onde retirou aqueles rizomas. Isso vai garantir muitas outras colheitas, haja visto que a planta é perene e vai continuar a se desenvolver normalmente.




   Espero que tenham gostado do material, se ficou alguma dúvida não exite em questionar, abraço a todos os amigos do Pomar e Horta em Vasos!



Leia alguns outros tópicos do blog:

Siga-nos nas principais redes sociais!

4 comentários:

  1. O rizoma fica todo metido na terra? é plantado deitado ou de pé? obrigada.

    ResponderExcluir
  2. Você se diz que a colheita é entre seis a sete meses e é fácil o cultivo dos mesmo,não dá muito trabalho OK obrigado seu amigo de sempre Luiz

    ResponderExcluir
  3. Olá estou fazendo Curso de Fitienergética a cura através das plantas e me interesso muito pelo cultivo do gengibre, pois tem alto teor de repor energias gastas...stress...etc..

    ResponderExcluir