segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

Como Germinar Sementes de Morango, simples e eficaz!

                Hoje venho trazer à vocês um assunto que vem aparecendo muitas vezes nos comentários, tanto no Youtube, quanto nos grupos e página do Facebook, muitas pessoas estão me encaminhando dúvidas sobre a germinação de morangos dizendo que os métodos que estão utilizando não estão resolvendo e suas sementes ou não germinam ou possuem uma taxa muito baixa de germinação, por isso há uns 4 meses atrás percebendo que realmente as pessoas estavam com a razão, decidi pensar numa solução prática e fácil que resolvesse o problema de vez. Assim depois de um tempo testando, fiz um esse Vídeo para mostrar os resultados, espero que gostem:




                  Nos processos anteriores tanto aquele que colocava as fatias de morango com semente no solo para germinar, quanto aquele que deixava a fruta no sol secando, encontrei pequenos problemas que em certas ocasiões retiravam as chances de êxito da cultivador. Dessa Forma, na técnica que colocávamos as fatias de morangos com as sementes diretamente na terra, percebi que em muitos casos essas fatias mofavam e estragavam suas sementes inviabilizando a germinação. Já naquelas em que colocávamos as frutas no sol para desidratar e facilitar o processo de extração, muitas vezes as sementes desidratavam demais a ponto de não serem mais viáveis e perderem o potencial de germinação.



                    Por isso no método atual, utilizamos um liquidificador para separar as sementes frescas da polpa e plantamos apenas elas num substrato úmido, para assim evitar os problemas já relatados.


                     As sementes de Morango Geralmente Germinam em 60 dias, para isso é muito importante manter a umidade e deixar sua sementeira num local iluminado sem raios solares diretos.


                    Espero que tenham gostado do material, se ficou alguma dúvida não deixe de questionar, abraço a todos os amigos do Pomar e Horta em Vasos!



9 comentários:

  1. Junior, boa tarde!
    Porque vc não faz um grupo no whatsapp?!
    Seria de grande ajuda!
    Por exemplo,eu fiz uma alporque de romã, porém usei erva mate como " mantedor de humildade" será que funciona?! Kkkk abç!!

    ResponderExcluir
  2. Desconsidere os erros de português, corretor do celular é uma porc#$_* 😧😤

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante essa dica de como fazer mudas de morango, Porque moro aqui em Rondônia e algumas frutas não se adaptam em outras regiões. Tipo o cupuaçu que já levei várias sementes para são Paulo e não se adaptam lá.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Júnior vc coloca outra pt como estufa para enraizar os galhos de acerola obrigado

    ResponderExcluir
  5. Júnior bom dia, gostaria de saber o que é vermiculita que vc tanto fala? Gosto muito de plantar por isso amo seu trabalho e aprendo muito com seus vídeos.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia tenho uma jabuticabeira no vaso.Acredito que está doente,folhas escuras e com muitas bolinhas nos galhos.Gostaria de uma orientação.

    ResponderExcluir
  7. Gostei muito dessas dicas para germinação de morangos, vou tentar plantar de novo, pois já tentei várias vezes e nenhuma deram certo. Vou seguir suas dicas e volto para contar o resultado.��

    ResponderExcluir
  8. Bom dia
    Gostei muito do seu trabalho
    Pergunto
    Quando colocou asfezes da vaca Fresca ao amontoar o material aquece como as minhoca vao alimentar

    ResponderExcluir
  9. Boa noite. Comprei sementes de morango gigante e não consigo faze ela germinarem já faz 30 dias e nada. Gostaria de uma dicas para obter sucesso na germinação de minhas semente de morango.

    ResponderExcluir