cross colum 1

segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

Como Plantar Abobrinhas em vasos!

                     Hoje vamos conversar sobre a abobrinha italiana ou como também pode ser chamada de abobrinha de tronco, esta é uma variedade totalmente viável para o plantio em vasos devido a  não se espalhar muito, formando apenas pequenos arbustos. diferente de abóboras que possuem diversas ramas se espalhando pelo quintal inteiro, o legume pertence a família dos Cucurbitáceos, a mesma do melão, melancia, pepino e abóbora, e seu nome científico é  Cucurbita pepo L. 



Clima Ideal



                      A abobrinha gosta de climas quentes se dando melhor em faixas de temperatura entre 18 a 27 °C por isso caso você more numa região fria escolha realizar o plantio no verão, Para se ter condições perfeitas de cultivo, é necessário uma boa luminosidade, pois este legume gosta de sol pleno, com cerca de 4 horas diretas de sol, já podemos obter resultados satisfatórios.


Solo Ideal


                      Cultive em vasos ou canteiros bem drenados, com substrato descompactado e rico em matéria orgânica, mantenha a terra sempre úmida, nunca encharcada e garanta os nutrientes com adubação mensal, o pH deve permanecer na faixa entre 6 e 6,8 . 

                      Caso você não possua estufa e cultivar suas plantas ao ar livre como eu, muito cuidado com o período de chuvas, pois a rega deve ser feita sempre na terra nunca nas folhas e a chuva não faz essa distinção, logo suas folhas rapidamente serão afetadas pelo fungo Oídio, que pode ser combatido com calda bordalesa ou leite cru.


Plantio


             1-    Semeie cerca e 1,5 cm de profundidade, diretamente no local definitivo ou faça mudas em copinhos descartáveis, mantenha suas sementeiras em locais protegidos da chuva e depois da germinação vá aumentando gradativamente a exposição solar, tomando cuidado para não queimar sua mudinha.




                    2-     Com 15 dias geralmente sua muda terá cerca de 10 a 15 cm e 4 folhas definitivas, momento ideal para trasplanta-la caso ainda não esteja no local definitivo. Faça o transplante no período da tarde depois do por do sol, e utilize um vaso de no mínimo 15 litros de volume.




               3-     Mantenha o solo sempre úmido e aporte nutrientes pelo menos uma vez por mês, farinha de ossos é muito bom para nossa plantinha, se tiver misture um pouco na terra para um melhor resultado.



Polinização


               4-     Se tiver um vaso grande pode plantar duas mudas por vaso, isso ajudará na produção de flores e a polinização  das flores macho e fêmea, conforme mostra a figura.




Colheita



               5-   O aparecimento dos frutos se dá cerca de 60 dias após o plantio, e a colheita geralmente se inicia cerca de 80 dias após o início do processo. o ideal é colher os frutos quando atingiram um tamanho de cerca de 20 cm mas ainda não amadureceram, isso torna o legume muito mais saboroso e apetitoso para o consumo.




   Espero que tenham gostado do material, se ficou alguma dúvida não exite em questionar, abraço a todos os amigos do Pomar e Horta em Vasos!



Leia alguns outros tópicos do blog:

Siga-nos nas principais redes sociais!

Um comentário: