quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

Mudas de Figo por estaquia em 10 passos super simples!

Ai você passa na casa de um amigo e se depara com uma linda muda de Figueira, e pensa em ter uma em casa também, para obter lindos frutos e comer deliciosos figos, que você acha???, Bom é mais fácil do que pensa sabia??, no vídeo abaixo mostro exatamente como proceder:




Para facilitar um pouquinho vamos passar o procedimento detalhado por aqui explicando melhor algumas coisas que ficariam mais complicadas de passar no vídeo: 


1- Retire um galho lenhoso da árvore de preferência o mais perto da raiz possível, com aproximadamente 20 cm de comprimento e 0,6 cm de diâmetro,





2- Se for transportar para algum lugar coloque-o dentro da água e fique tranquilo(a) quanto a hidratação!


3- Corte dois sulcos na base do galho até sair a casca e deixe-o com pelo menos dois olhos para brotação, se o galho já se encontrar meio brotado é melhor ainda.




4-  Consiga uma pet e retire a parte de cima como se fosse um pequeno vaso, e fure em baixo para escoar água


5- Misture cerca de 40% de terra vegetal, 50 % de húmus de minhoca e 10% de vermiculita ou areia media de construção, e insira na garrafa pet.


6- Fixe um terço da estaca na embalagem com a mistura e regue com nosso enraizador caseiro de lentilhas:



7- Mantenha sempre úmido o recipiente, regando com água 6 vezes por semana e com enraizador 1 vez por semana.


8- Mantenha o aparato na sombra até a brotação e o enraizamento,


9- transplante sua nova muda quando algumas raízes já estiverem aparecendo na borda do Pet.


10- Em dois anos seu clone já produzirá figos, quanto maior o galho que você coletar mais rápido será sua produção e mais difícil será sua estaquia!


 Espero que tenham gostado do material, se ficou alguma dúvida não deixe de questionar, abraço a todos os amigos do Pomar e Horta em Vasos!



Leia alguns outros tópicos do blog:

Siga-nos nas principais redes sociais!






5 comentários:

  1. Júnior tenho dois pés de atemoias. Não estao em vasos. Já tem 3 anos de plantados. Um desenvolveu mais que outro mas ambos botam flores, mas não geram frutos. Adubo mas não vejo o resultado. Pode me ajudar? Rosângela e Erineide - Barbalha/Ce

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Atemoia precisa de um pé de pinha próximo pra produzir

      Excluir
  2. Bom dia, fiz uma estaquia de figo com uma estaca de 2cm o diâmetro, é normal secar as folhas dos brotos que ja existia quando a peguei, e depois nasce outra ou é sinal que a estaquia não está dando certo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estaquias a gente retira as folhas do galho para a muda concentrar sua energia no enraizamento

      Excluir
  3. Olá amigo, venho aqui trazer minha experiência com a estaquia de figo, espero que goste amigo! https://youtu.be/mmDBcSbrUeM

    ResponderExcluir