sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Como cuidar de sua Jabuticabeira em vasos!

                Neste post, vamos conversar um pouquinho sobre a jabuticabeira,  essa fruteira de origem brasileira, ao longo dos anos tem se tornado a preferência nacional para varandas e quintais, isso se deu pela facilidade de produção, alta adaptação ao clima brasileiro e principalmente aos vasos. 





              Mas quem não gosta de jabuticaba não é mesmo, com uma polpa extremamente doce e várias cargas por ano, as mudas híbridas que produzem em 2 anos e meio tem dominado o mercado, hoje em dia ninguém precisa esperar mais de 15 anos ou realizar a enxertia para consumir a frutinha, aqui em baixo vamos dar muitas e muitas dicas para você cuidar da sua árvore ai em casa  e produzir muitas jabuticabas o ano todo, acompanhe comigo:



Propagação de novas mudas


      A jabuticaba pode ser propagada facilmente por sementes, a germinação se dá em cerca de um mês, mantendo o meio úmido e uma temperatura de 23°C. a baixo tem o link para um vídeo com o processo completo:




             Uma outra forma de se propagar a jabuticaba é através de divisão de raízes, método um pouco mais complexo, ou por enxertia tipo inglês, por estaquia e alporquia, não recomendamos, pois no caso da estaquia, como a casca é muito dura muitas vezes o galho apodrece e não se consegue o enraizamento, ou no caso da alporquia a planta cicatriza e não nasce raiz alguma no anel de Malpighi.

Assista ao vídeo que fizemos mostrando as principais dicas para cuidar de sua jabuticabeira!


Clima Ideal 


           A Planta se adapta bem em diversas faixas de temperaturas, sendo ideal um clima entre 22° as 28°C, mas considero que pode ser cultivada tranquilamente em todo o território nacional, principalmente em vasos, desde que nunca falte água ou receba geadas constantes.                                     Recomendo cerca de pelo menos 4 horas de luz por dia sendo o ideal 6 horas de luminosidade plena.



Solo Ideal

            O solo ideal é aquele rico em nutrientes em matéria orgânica, bem drenado e aerado, para evitar o encharcamento das raízes devido a regas constantes.  Quanto a irrigação, aconselhamos plantar em lugares cujo índice pluviométrico chegue a cerca de 1600 mm bem espalhados pelo ano             Caso seja plantada em vasos uma irrigação por gotejamento vai muito bem e pode se fazer necessário de acordo com o clima da região, quanto a umidade relativa do ar, o ideal seria por volta de 75%. 


Podas de limpeza







      Devemos podar a jabuticabeira todos os  anos, entre julho e agosto, sempre após a colheita e antes de produção de novas flores, para limpar o caule, onde se produz as frutas, pois muitas folhas e pequenos galhos atrapalham o desenvolvimento desses frutos, também podemos aparar alguns galhos de cima para manter do tamanho que queremos e dentro da copa para aerar a árvore e evitar o aparecimento de fungos e outras pragas.
 




 Adubação


       A produção de jabuticabas está intimamente ligada, a quantidade e variedade de nutrientes disponíveis em seu solo, por isso nunca deixe faltar fósforo em seu vaso ou solo, nutrientes vital para os frutos e flores além das raízes das plantas, Não deixe faltar também Nitrogênio, pois um bom sistema foliar, com uma planta bem vegetativa é muito importante, e por fim o controle hídrico é vital, por isso não deixe faltar Potássio. Assim mantenha sempre o trio de Macronutrientes em alta, adube seu vaso cerca de 4 vezes ao ano, a cada três meses, se estiver usando NPK, dê preferencia para a fórmula 10-10-10 para árvores adultas e a fórmula 04-14-08 para mudas bebes, caso a planta esteja no solo cave um sulco em volta da sombra da copa da árvore e deposite o material sem chegar muito próximo da Raiz, se dispor de adubos orgânicos dê preferência à eles, pois além de fornecer os nutrientes, revitalizam seu solo com micronutrientes e micro organismos benéficos. para isso vou deixar a receita que uso na minha jabuticabeira.







Colheita



             A primeira colheita de uma muda de Jabuticabeira Sabará pode levar até 15 anos, para acontecer, por isso incentivamos a utilização de mudas híbridas que frutificam em 2 anos e meio, e possuem frutos grandes com bastante polpa doce e saborosa. Colha seus frutos quando estes escurecerem, mas cuidados com os concorrentes, existem pequenos pássaros que simplesmente adoram jabuticabas, caso não queira mesmo dividir com eles, pode ser utilizado uma tela de proteção para proteger sua colheita, abaixo deixei um último vídeo da colheita do ano passado explicando mais algumas coisas a respeito da jabuticaba.






Leia alguns outros tópicos do blog:

Siga-nos nas principais redes sociais!





11 comentários:

  1. Muito legal, Júnior, só faltou dizer o tamanho e o material ideal para o vaso. Podemos usar para o solo a fórmula "50% terra, 40% húmus e 10% vermiculita ou areia?
    Fraternal abraço do véio Antigão Cicloturista!

    ResponderExcluir
  2. oi, estou procurando semente de jabuticaba em portugal no ebay e não consigo encontrar.
    seri possivel ajudar? eu gostaria de comprar umas sementes para começar, honestamente não me importo de esperar 15 anos, mas naturalmente gostara de obter frutos de uma hibrida ao fim de dois anos. a hibrida tambem cresce de semente ou somente muda(enxerto) noutra jubutica (como em outras arvores?)

    deixo o meu email, se alguem me poder ajudar a comprar sementes ou mudas(enxerto )o que seja possivel !!

    eng.renato.gomes@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. Olá,parabéns pelo ótimo blog.
    Minha mãe comprou uma jabuticabeira já crescida há 05 meses e está preocupada: as folhas caem com muita facilidade,os ramos estão muito secos e não há sinal algum de florada. Seguindo seu conselho, a adubação é feita com NPK 10-10-10. Há boa exposição ao sol e a irrigação é feita sem exageros. O vaso tem 33 cm de altura e 37 cm de diâmetro, seria essa a causa do atraso?

    ResponderExcluir
  4. Olá vou casar dia 23 de dezembro e a cerimônia será a da árvore, quero muito fazer com a jaboticabeira, até esta data poderia fazer um vídeo pra relembrar é me ajudar a escolher um vaso e muda ideal para a cerimônia?

    ResponderExcluir
  5. Junior me ajuda minha jabuticaba esta com pulgao como isso acabar com eles.

    ResponderExcluir
  6. Desejo saber se os brotos que nasce entre e o caule da jabuticabeira são favoráveis ou não ão desenvolvimento da frutas.
    Como devo proceder para aumentar a produção da jabuticabeira?

    ResponderExcluir
  7. A minha jabuticabeira está plantado no vaso
    Obrigada

    ResponderExcluir
  8. Adorei as dicas de como cuidar das frutíferas em vasos. Obrigadaa☺

    ResponderExcluir
  9. Junior..Acabei de postar esta mensagem no seu video no YouTube:
    Preciso de sua ajuda: Moro no Canada e recentemente visitando uma greenhouse deparei como uma Jabuticabeira vinda do Brasil e por sorte o jardineiro encontrou 2 jabuticabas e me presentou com elas. Como sempre quis ter uma jabuticabeira no Canada, resolvi plantar as sementes.
    Finalmente depois de muito tempo, uma brotou e estou tomando todo o cuidado possivel com ela.
    Mas fiquei desapontado quando assisti ao seu video acima, ela so tera frutos depois de 10 anos??? Como assim enxerto? alguma dicas?
    Poderia entrar em contacto comigo, meu email eh LI0904426@YAHOO.CA

    Antes de mais nada obrigado,
    Luis

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se as sementes forem da espécie Híbrida, terá frutos em dois anos e meio. Se for a Sabará (partindo da germinação) 15 anos mesmo.

      Excluir