sábado, 19 de novembro de 2016

Como Plantar Repolho em Vasos!

            Aproveitando o vídeo desta semana sobre Repolhos em vasos, hoje falaremos um pouco mais sobre essa cultura maravilhosa:


Benefícios para saúde


            O repolho possui boa quantidade de vitamina C, além de ser fonte de fibras, ajudando na saúde digestiva e possuindo quantidade significativa de Iodo, elemento associado a boa função cerebral.
            Pode ser consumido cru em saladas ou cozidos acompanhando diversos pratos deliciosos, se for consumir cozido, não exagere no tempo de cozimento, pois existe a liberação de sulfeto de hidrogênio, que libera um odor horrível para o ambiente.

           
A cultura

             O  repolho é da mesma família que o Couve-flor e o Brócolis, assim chamados de Brassicas, Quando a planta começa o ciclo produtivo, suas folhas começam a se voltar para dentro e uma cabeça começa a se formar.
             Existem vários tipos de cultivares a melhor divisão é entre os que possuem as folhas lisas (oleracea capitata) e os que possuem as folhas crespas( oleracea sabauba).
               No Brasil, os mais comuns cultivados em hortas são os verdes e roxos do grupo de folhas lisas, conforme imagem logo abaixo:
         


Clima ideal


               O clima ideal para a produção de Repolhos é o temperado, podendo ser cultivado facilmente no clima sub-tropical, a temperatura ideal está entre 10 e 23°C , sendo muito difícil o cultivo após os 28°C.
               Mesmo assim existem sementes de cultivares adaptados ao verão, dessa forma é só escolher o cultivar ideal dependendo do local e estação do ano que será cultivado.
               Caso seja cultivado fora da escala ideal, provavelmente seu repolho pode florescer antes de formar uma boa cabeça.

Solo Ideal


              O solo precisa ser rico em matéria orgânica, bem drenado e aerado para ajudar a fixar as raízes, o pH ideal está entre 6 a 7.
               O Repolho gosta de solos bem irrigados, porem não encharcados, regue frequentemente apenas para mantê-lo úmido.

Plantio passo a passo!


        1-     Retire as sementes do envelope e deixe de molho em água potável gelada por 24 horas, ao final do período jogue fora as sementes que boiarem, pois provavelmente estarão ocas e seque suas sementes.



          2-   Para plantar Repolho  utilizamos a técnica de plantio por sementeiras, dessa forma semeamos em copinhos de plásticos, saquinhos de jornal ou rolinhos de papel higiênico, utilizando uma mistura de 70 % de húmus de minhoca e 30 % de vermiculita  e cobrimos cerca de 3 sementes em cada copinho com um centímetro da mistura preparada.



           3-   Por até quinze dias, mantemos úmidas as sementeiras, e ao final desse período nossas sementes irão germinar, com 30 dias nossas plantinhas já estarão com cerca de 10 centímetros e umas quatro a seis folhas, período ideal para serem replantadas.



              4-  Desbaste as mudas menores e mais feias e retire as melhores com a maior porção de terra e raízes possível, Forme mudas padrão extraindo das sementeiras as plantas mais vigorosas.

             5-  Replante em vaso de no mínimo 10 litros de volume ou solo bem drenado, rico em matéria orgânica, onde o pH esteja por volta de 6,0 a 7 o repolho gosta de pelo menos 4 horas de sol direta, regue uma vez ao dia,  o clima ideal é o frio, nos lugares mais quentes o ideal é cultiva-la durante o inverno.
   


             6-  Mantenha a adubação a cada 20 dias, completando o vaso com Húmus de minhoca ou adubos orgânicos naturais.

             7-  Evite ao máximo regar as folhas, sempre regue apenas a mistura de terra no vaso para evitar a presença de pulgões nas folhas. Também  pulverize cinzas de vez em quando para ajudar a afastar algumas pragas indesejáveis.


Colheita


               A colheita do Repolho ocorre cerca de 120 dias após a semeadura dependendo do cultivar plantado, importante salientar é que, depois da colheita, cortando a cabeça e deixando cerca de 10 cm do talo da planta na terra, ocorrerá novas brotações que gerarão novas cabecinhas menores.






             Quem tiver interesse assista ao vídeo sobre como plantar pimentões em vasos, da super certo também e vale muito a pena:





2 comentários:

  1. Junior qual a quantidade de adubo que pode colocar na planta a cada 20 dias

    ResponderExcluir
  2. Jr gostaria de vê seu vídeo fazendo compostagem. Não estou achando.
    Obrigada

    ResponderExcluir