quinta-feira, 9 de março de 2017

Hortelã ou menta: como propagar e cultivar em vasos!

  Hoje vamos aprender a cultivar Hortelã em casa, saibam que essa erva é muito simples de ser cultivada e propagada.  Para a produção de mudas escolhemos a técnica da estaquia, que consiste em utilizar uma pequena parte da planta e transforma-la em um novo pé de hortelã acompanhem o passo a passo no vídeo ou no post:







Propagação das Mudas


-Como vimos no vídeo para realizar a propagação precisamos apenas de um galho grosso desta erva de preferência que já esteja com suas gemas brotadas , o ideal é que o galho já esteja escuro e tenha pelo menos 15 cm de comprimento.




-De posse do galho é importante coloca-lo em substrato, como se estivéssemos plantando na horizontal mantendo as brotações para fora da terra como se fossem novas germinações, e enterrar apenas uns 2 cm .


- A mistura deve ser aerada, por isso é importante misturar um pouco de vermiculita ou areia cerca de 30%


-No exemplo utilizamos um pote de sorvete como recipiente mas pode ser usado também uma garrafa pet na vertical. aberta em cima.




- Após o plantio devemos cuidar para que a nossa futura muda não desidrate para facilitar o total enraizamento, por isso mantenha o recipiente num local sombreado, mas que receba luminosidade, e regue o suficiente para manter a terra sempre úmida.


-Em cerca de 30 dias no máximo você já tem a planta bem enraizada pronta para o transplante em local de cultivo definitivo.


Transplante


Para transplantar sua muda com segurança verifique se o seu galho já possui raízes retirando um pouco do substrato do torrão lateralmente ou olhando por fora do recipiente caso tenha escolhido um recipiente transparente.


Retire com cuidado o pequeno torrão e insira num vaso montado com a mistura terra vegetal (50%) húmus de minhoca (40%) e areia (10%), com camada de drenagem de argila expandida e manta.


Em  pouco tempo sua planta tomará conta do vaso, por isso tome muito cuidado com as associações, pois a hortelã é extremamente dominante e sua raízes e caules subterrâneos rapidamente tomam conta de tudo de matam a outra planta cultivado no vaso.


Coloque o vaso num local com pelo menos 3 horas de sol direta, pois a hortelã pode ser cultivada em locais com menos sol desde que haja boa luminosidade.


Nunca deixe sua terra secar, mantenha sempre úmido e promova adubação com boa fonte de matéria orgânica, eu gosto de húmus de minhoca.


A colheita deve começar a partir do momento que as plantas estejam bem desenvolvidas, retirando as folhas que irá usar na culinária.




Sempre enterre os ramos grossos que começam a sair da terra para que esses brotem e gerem mais folhas para o consumo, assim você garante que suas plantas fiquem sempre bonitas.


Espero que tenham gostado do material, se ficou alguma dúvida não exite em questionar, abraço a todos os amigos do Pomar e Horta em Vasos!



Leia alguns outros tópicos do blog:

Siga-nos nas principais redes sociais!







19 comentários:

  1. Junior, vi na Internet que se pegarmos um galho de erva cidreira e colocar na água, vai nascer raiz e folhas novas, aí depois pode plantar que vai crescer. Fiz isso. Mais quando passei pra o vaso ele murchou e caíram as folhas novas. Todo dia rego mesmo assim, mais até agora nada. O que faço?

    ResponderExcluir
  2. Bom dia !
    Junior mora em Brasília e mudei para uma casa com quintal grande mais não tem nada gostaria de fazer uma Horta , plantar árvores frutíferas, mais não tenho noção por onde começar então entrei na internet e gostei muito dos seus ensinamentos vc poderia me ajudar, posso mandar fotos do lote para vc me ajudar .

    ResponderExcluir
  3. Que interessante, aprendi. Uma feliz semana. Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Junior, tem como você usar uma medida para mistura de terra, húmus e vermiculita ou areia.Fico confusa com porcentagem kkkkk por exemplo poderia usar por peso.

    ResponderExcluir
  5. Olá Junior boa tarde! acabei de chegar no blog e ja de inicio amei o post .eu fazia tudo errado rsrsrrs por isso nao durava muito minha hortelã rsrrsr plantava em pé como se fosse uma frutífera , aprendi agora obrigada. acompanho seus videos e estou cultivando frutiferas tambem mas ainda sou de 1ª viagem rsrrsrs, mas eu chego la. DEUS TE ABENÇOE JUNTAMENTE COM SUA FAMILIA.bjos

    ResponderExcluir
  6. Olá Júnior, em primeiro lugar você faz um trabalho Incrível meus parabéns, queria lhe pedir se pudesse fazer um vídeo relacionado a épocas de fazer alporquia, sobre esses tipos de assunto. Muito grato, seu conhecimento é incrível.

    ResponderExcluir
  7. Tenho Hortelã plantada em uma pequena jardineira, é bem fácil de cultivar mesmo.
    Abraço Junior.

    ResponderExcluir
  8. Amo seu canal, eu e meu esposo estamos iniciando nossa hortinha. Agradecemos muitíssimo pelas dicas!

    ResponderExcluir
  9. Muito obrigada,Júnior!Esse formato de blog é SENSACIONAL!Super explicado! Parabéns!

    ResponderExcluir
  10. Todos detalhes necessários para uma vida saudável colhendo seus próprios vegetais diretamente da sua casa.

    http://bit.ly/Plantioorganico

    ResponderExcluir
  11. Oiê tenho um pé de mexerica no vaso e está linda , já tem um ano gostaria de saber se devo cortar a ponta dela pois está cheia de folhas e não tem nenhum galho nascendo

    ResponderExcluir
  12. Gosto muito dos seus vídeos e conselhos...gostaria de saber pq meus pés de pimentão e pimenta estão murchando, já que a noite são agyados pela chuva...e meus pimentões estão apodrecendo nos pés.? Agradeço desde já...

    ResponderExcluir
  13. Gosto muito das explicações sobre como cuidar da horta e pomares me incentivou
    e comecei o meu pomaragoraquero fazer minha horta .

    ResponderExcluir
  14. Gosto muito das explicações sobre como cuidar da horta e pomares me incentivou
    e comecei o meu pomaragoraquero fazer minha horta .

    ResponderExcluir
  15. Bom demais!

    Do canal amigo,
    oexestranho.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  16. Gostaria de ajuda com minha jabuticabeira vc poderia me ajudar

    ResponderExcluir
  17. Ola Junior
    Sou seu seguidor no youtube e venho pedir a sua ajuda, desde Agosto que venho tentando germinar mamao papaya, as sementes sao retiradas de frutos que eu compro aqui em Portugal sao frutos da marca Formosa e tambem marca Caliman, tenho tido germinacao mas as plantas crescem ate um limite e depois parece que nao crescem mais, vivo em Portugal neste momento estamos quase no fim do Outono as temperaturas dentro da casa onde faco o plantio ronda os 12 a 16 graus, agradeco a sua ajuda se me der um email posso mandar fotos para voce ver se estou fazendo algo errado.
    Aguardo a sua resposta
    Muito Obrigado

    ResponderExcluir
  18. E para flores como samambaias tem alguma sugestão???

    ResponderExcluir