terça-feira, 15 de novembro de 2016

Como plantar Salsa em Garrafas pet!

          Hoje nosso papo será sobre a salsinha, tempero delicioso que está na mesa de muitos brasileiros que compram diversas vezes nos supermercados por não ter noção de quão fácil é seu cultivo



 
            No vídeo acima ensinamos algumas técnicas básicas para plantar e colher a salsa facilmente em casa apenas utilizando uma garrafa pet, um pouco de substrato e algumas sementes.





Clima Adequado

               O clima para se plantar Salsinha é o temperado, podendo ser cultivada em temperaturas entre 10 a 22 º C sem nenhuma dificuldade, contudo existem cultivares já específicos para se cultivar no calor verifique bem qual  semente será plantada obedecendo o clima e a estação do ano.
               Importante salientar que as sementes demoram mais para germinar quando estamos no inverno, podendo demorar até 2 meses, no calor o processo é bem mais rápido podendo germinar em até 10 dias, a temperatura ideal de germinação é em torno de 20°C, por isso não use a técnica de germinação em geladeira, apenas mantenha a umidade e seja paciente.
              
           



Iluminação

O ideal é que a planta pegue no máximo 4 horas de sol por dia, caso no local do plantio pegue mais horas de sol, é interessante o uso de um sombrite, essa é uma cultura ideal para janelas devido a pouco necessidade de luz solar direta, da muito certo plantar em garrafas pet e colocar no peitoril de janelas junto com outras ervas.




Solo Ideal


               O solo deve ser bem drenado, rico em matéria orgânica, profundo com o pH entre 6 a 7, pode ser plantada facilmente em vasos, para isso mantenha a terra ou substrato úmida não encharcada e totalmente descompactada, recomendamos uma camada de folhas mortas na superfície do vaso para manter a umidade e evitar a compactação.
               As raízes da salsa podem ficar bem profundas, por isso aconselhamos vasos fundos com alturas de no mínimo trinta centímetro, ou garrafas pet  de 3 litros usadas na vertical para acomodar esse sistema radicular prolongado.

Passo a passo para o plantio!

- De um banho da água morna nas sementes de salsinha escolhidas deixando de molho por até 24 horas. Plante as sementes de salsa em copinhos de plastico ou embalagens de papel para fazer as mudas, enterre cerca de 2 a 3 sementes por recipiente cerca de 1 cm de profundidade e espere a germinação que ocorrerá em cerca de 15 a 60 dias.

-Mantenha sempre o solo sempre úmido e vá aumentando a exposição ao sol conforme vai crescendo novas folhas, a baixo vou deixar um link sobre a criação de mudas novas de qualquer hortaliça:



- A Salsinha é uma planta que aceita facilmente o transplante então não é necessário o plantio direto no local definitivo, dessa forma quando as mudas estiverem com cerca de 7 cm e 4 folhinhas, já é possível transplanta-las para o local desejado,

- Para o transplante de preferência a um vaso adubado com húmus de minhoca ou esterco bem curtido, retire a muda do recipiente reciclável e incorpore-a no local definitivo tomando cuidado com o sistema radicular para não abalar a muda.




Colheita

         Comece a colher seus ramos e folhas mais velhos cerca de 60 dias após o plantio, importante salientar que não é preciso arrancar o pé inteiro de uma vez, podendo fazer colheitas parciais conforme a necessidade, Colha sempre as folhas de fora para dentro, sempre mantendo cerca de 60 por cento das folhas mais novas para não enfraquecer o pé.
        Quando a salsa começa a florir e depois secar, saiba que já está no tempo ideal  para colher suas sementes, ai é só você retirar e armazenar num local seco e escuro.



            Logo a baixo deixamos o link de um vídeo com 5 dicas especiais para todo hortelão por em prática no dia dia do cultivo, espero que gostem, e obrigado pela leitura!






Leia alguns outros tópicos do blog:
Como germinar mais rapidamente as sementes no Inverno!
Super adubo líquido orgânico caseiro, natural e grátis!
Como cuidar de suas árvores frutíferas em vasos !
Como plantar morango em vasos!
Como Plantar Maracujá !
como plantar alfaces em casa!

Siga-nos nas principais redes sociais!
Nosso Instagram
Nosso Grupo no Facebook
Nosso Twitter
Nossa Comunidade G+

Um comentário:

  1. Olá!

    Recomendam deixar secar para colocar em frascos?

    http://como-plantar.info/

    ResponderExcluir