terça-feira, 11 de outubro de 2016

Como plantar alface facilmente em sua casa!

               Embora muitas pessoas pensem que alface é a hortaliça mais fácil de se ter numa horta, eu discordo disso, pois embora realmente não precise de grande infra estrutura, esta cultura necessita de muito cuidado e atenção para se obter sucesso no plantio.



 Clima Adequado

O clima para se plantar alface é o temperado, podendo ser cultivada em temperaturas entre 10 a 24ºC sem nenhuma dificuldade, contudo existem cultivares já específicos para se cultivar no calor verifique bem qual  semente será plantada!



Iluminação

O ideal é que a planta pegue de 4 a 6 horas diárias de iluminação direta, caso no local do plantio pegue mais horas de sol, é interessante o uso de um sombrite, ou uma forma de irrigação por gotejamento,



Solo Ideal

O solo deve ser bem drenado, rico em matéria orgânica, profundo com o pH entre 6 a 7 pode ser plantado facilmente em vasos, mantendo a terra ou substrato úmida não encharcada e totalmente descompactada, recomendamos uma camada de folhas mortas na superfície do vaso para manter a umidade e evitar a compactação.





Passo a passo para o plantio!


- Plante as sementes em copinhos de plastico ou embalagens de papel para fazer as mudas, enterre cerca de 2 a 3 sementes por recipiente cerca de 1 cm de profundidade e espere a germinação que ocorrerá em cerca de 15 dias.

- A alface é uma planta que aceita facilmente o transplante então não é necessário o plantio direto no local definitivo, dessa forma quando as mudas estiverem com cerca de 7 cm e umas 3 ou 4 folhinhas já é possível transplanta-las para o local desejado,



- Para o transplante de preferência a um canteiro ou um vaso adubado com húmus de minhoca ou esterco bem curtido, retire a muda do recipiente reciclável e incorpore-a no local definitivo tomando cuidado com o sistema radicular para não abalar a muda.

-Mantenha o vaso num local que receba pelo menos 4 horas de luz solar por dia e regue todos os dias com a quantidade que seja suficiente para apenas manter o substrato úmido, nunca encharcando, importante entender que as alfaces são plantas que exigem mais cuidados no cultivo, diferente de algumas outras culturas apresentadas aqui no nosso canal, dessa forma as vezes um simples descuido pode levar sua planta a óbito.



Colheita

         Comece a colher suas alfaces cerca de 60 dias após o plantio, importante salientar que não é preciso arrancar o pé inteiro de uma vez, podendo fazer colheitas parciais conforme a necessidade, retirando sempre as folhas de fora, proporcionando assim mais força para sua hortaliça, contudo quando a alface espiga sua folhas já não estarão mais saborosas para o consumo, sugerimos que se não for a intenção colher as sementes, ao primeiro indício de subida colher o pé todo rapidamente.


           Outra opção é ao cortar seu pé de alface deixar 10 centímetros de talo na terra para que a planta brote novamente, faça o teste e nos diga se obteve resultados.



            Logo a baixo deixamos o link de um vídeo com 5 dicas especiais para todo hortelão por em prática no dia dia do cultivo, espero que gostem, e obrigado pela leitura!





2 comentários:

  1. Bom dia Junior
    Estou com uma dúvida com relação ao alface
    Quando eu deixo no sol ela sempre fica fraca as folhas murchando. Aí quando não coloco no sol elas crescem espigadas.o que eu faço?

    ResponderExcluir
  2. Bom dia junior eu moro em Moçambique africa, estou a ver fotos de suas hortas, estou tentado fazer horta em vasos pk nao tenho espaço.

    ResponderExcluir