quinta-feira, 7 de julho de 2016

Tudo sobre o cultivo de mamão! dúvidas, dicas e respostas!

                Muito Apreciado pela sua polpa doce e saborosa, o mamão é uma frutífera de fácil cultivo, muito rentável pelo seu rápido crescimento e produção, por isso plante alguns pezinhos dessa bonita árvore ai no seu quintal, e aproveite todos os benefícios que essa fruta pode trazer a sua saúde.

                 No vídeo destacado acima mostramos como plantar mamões da semente até o fruto, hoje vamos aproveitar esse espaço para comentar algumas dúvidas que tenho recebido sobre o cultivo de mamões.


                A dúvida mais presente nos comentários na página do youtube é sobre as flores do mamão, essas podem ser femininas, masculinas ou hermafroditas, de acordo com seus tipos de flores dizemos se um mamão é macho, fêmea ou hermafrodita, sendo o último mencionado o mais interessante para se cultivar em quintais e pequenas propriedades, pois com uma única árvore podemos obter frutos facilmente.



                  Muitas pessoas dessa forma me perguntam como então obter sementes que germinem e deem mamoeiros com flores hermafroditas, embora não possamos dizer com certeza qual o tipo que está sendo cultivado podemos dizer que a probabilidade ao germinar sementes de mamão que saiam flores hermafroditas são muito grandes, principalmente se cultivarmos a variedade( Sunrise Solo) papaya ou havai, isso por que esta variedade não possui arvores masculinas, só  existindo assim fêmeas e hermafroditas, dessa forma plantando 3 indivíduos em cada cova distanciados 20 cm de cada um em formato triangular, em 2 covas para ficarmos com 2 árvores no final,  você já obterá quase 90% de chance de ter mamões em sua residência, ocorrendo uma catástrofe apenas se as 6 mudas plantadas forem fêmeas, mas se acontecer isso pode se considerar uma pessoa de muito azar, hehe.
 



                  O desbaste das mudas deve ocorrer depois do primeiro florescimento, onde dessa forma cortamos as menores e as fêmeas, ficando apenas com o indivíduo hermafrodita mais vigoroso na cova, podemos verificar a diferença entre as flores fêmeas e hermafroditas pela presença do órgão masculino. importante salientar que desbastamos as femininas pois seus frutos tem menor valor comercial  por serem redondos e não periforme( formato de pera), conforme o mercado mais aprecia!



                 Outra dúvida super importante é quanto a polinização e fecundação do mamoeiro, vale destacar que o agente neste caso é o vento por isso um mamoeiro fêmea pode ser polinizado por outro cerca de 2 km de distancia, e no caso de você ter uma árvore hermafrodita ela realiza a auto polinização já que suas plantas possuem flores com ambos os sexos ativos.

                   Mas e no caso dos Mamões machos, ou de corda ou de cabinho, que estão presente na cultura do mamão formosa, como eles produzem ????  Ocorre que algumas dessas flores podem possuir órgão reprodutor feminino rudimentar que  eventualmente se tornam funcionais, originando assim frutos deformados chamados mamões de corda ou de cabinho.

Condições para o plantio

          O momeiro deve ser cultivado em locais onde a média da temperatura fica entre 22 a 26°C, em temperaturas abaixo de 15ºC a planta paralisa o crescimento vegetativo, é interessante uma boa exposição solar cerca de pelo menos 4 horas por dia.

          O solo deve ser rico em matéria orgânica , bem drenado e não pode faltar o micronutriente boro para a cultura.  O pH ideal um pouquinho ácido, por volta  dos 5,5 a 6,7.
   


          Caso queira plantar em vasos aconselhamos um recipiente alto com capacidade para 100 litros de volume de material, e uma adubação controlada para conseguir uma boa colheita, sem o abortamento das folhas.

Colheita


           Devemos colher o mamão antes de estar totalmente maduro pois este pode amadurecer mesmo fora do pé (chamamos de fruto climatérico), mas não podemos colhe-lo muito verde, o ideal é colher depois que começam a aparecer as primeiras estrias amareladas em sua casca.

Mamões papaya colhidos antes do amadurecimento quando surgem as primeiras estrias amarelas 

           A colheita do mamoeiro ocorre cerca de 1 ano após a semeadura, uma cultura relativamente rápida em relação a outros frutos , e um mamoeiro geralmente é cultivado por até três anos antes de ser substituído por outro individuo.


10 comentários:

  1. Junior parabéns!!
    Minha pergunta é: onde encontro boro, para adubar meu o mamoeiro q já estão com os frutos desenvolvendo, meu cultivo é orgânico, bronze é química???

    ResponderExcluir
  2. O corretor de texto errou boro é químico???

    ResponderExcluir
  3. Olá, Junior, assisto e curto seus vídeos e aprendo muito com eles. Tenho algumas plantas em vaso - jabuticaba, limão, laranja, amora. Todas produzindo e compradas em casa de mudas. Tenho uma dúvida:todas são enxertadas e sempre ouvi dizer que as enxertadas produzem mais rápido do que as mudas obtidas de sementes. Você pode me esclarecer a respeito pois gostaria de produzir minhas próprias mudas. Um abraço e continue com seus vídeos pois são ótimos.

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho um pé de mamão formosa só dá flores e não dá frutos. Porque?

    ResponderExcluir
  5. Eu tenho algumas semente de um mamão grande como faço para planta.

    ResponderExcluir
  6. Oi Junior eu plantei meu pé de mamão que estava em garrafa pet para um vaso porém o meu pé nasceu torto, gostaria de saber se continuo com ele ou eu coloco outro no vaso.

    ResponderExcluir
  7. Gente alguém aqui já cultivou cogumelos??

    Eu to atrás disso, ví nesse site como cultivar cogumelos alucinógenos esse kit, parece simples mas eu nunca cultivei nada, alguém sabe se rola mesmo fazer em casa?

    ResponderExcluir
  8. Eu plantei o pé de mamão creusceu deu frutos bonitos mas não e doce não ten gosto! O que eu faço o que esta faltando pra que eles fiquen doces

    ResponderExcluir
  9. Junior boa tarde, gostaria muito de saber como se faz restos d queima como vc diz, se eu estiver errada desculpe eu entendi assim restos de queima.

    ResponderExcluir