segunda-feira, 11 de julho de 2016

Entenda os tipos de poda para árvores frutíferas!

                Realizamos a poda das árvores frutíferas, por diversos motivos, na maioria das vezes o procedimento é realizado pela estética objetivando manter a planta num tamanho adequado e nunca nos fugir do controle, contudo existem diversos tipos de poda, que devem ser realizados em determinadas épocas para se obter uma boa colheita ou evitar diversas doenças.



                Estou escrevendo esse post, pois há cerca de um mês atrás realizei a poda em um limoeiro que possuo no quintal e filmei para vocês passando algumas dicas importantes.



              Toda poda deve ser realizada na diagonal, para evitar acúmulo de água da chuva ou de regas na parte superior do galho e o  consequentemente evitar assim o apodrecimento do mesmo, em plantas muito sensíveis pode ser utilizada algum tipo de pasta cicatrizante, que pode ser facilmente encontrada em lojas de jardinagem perto da sua casa!



             Os três principais tipos de podas são:


-Poda de Formação

                Esta poda devemos realizar em todas as mudas novas, para que a planta cresça de forma regular e obtenha a formação adequada de seus galhos e copa, com isso evitamos plantas disformes com copas irregulares, o objetivo é atingir o formato de taça ou vaso, com galhos super espaçados entre si, desta forma devemos seguir as seguintes orientações básicas:

1- estabelecer, qual será a altura do caule da planta  eliminando brotações baixas,
2- deixar as brotações altas espalhadas pela árvore, a fim de que os galhos cresçam uniformes cada qual para o seu lado indo de dentro para fora sem que um atrapalhe o crescimento do outro, eliminando os mais fracos, mantendo os mais fortes, até que se tenha uma copa perfeita no local adequada, com uma boa sustentação para os frutos.


-Poda de manutenção




             A poda de manutenção ou também chamada de limpeza, realizamos em árvores adultas, que já estão produzindo, esta consiste em eliminar os ramos doentes, mal formados e que estão abafando a árvore e contribuindo para o aparecimento de diversos pragas tais como fungos e pulgões que se aproveitam deste ambiente sem sol e ventilação para se fortalecerem e procriarem
              Nesse procedimento retiramos também os galhos que estão crescendo abaixo dos enxertos para evitar a perda da força da planta.
              Importante salientar que embora a produção não seja o objetivo principal neste processo, uma árvore livre de pragas, fica muito mais forte e vigorosa, produzindo muito mais, geralmente realizamos esta poda após a colheita de frutos e antes da nova floração.




-Poda de frutificação

             A poda de frutificação é aquela realizada em árvores de clima temperado, que possuem uma época de dormência antes da brotação, geralmente realizada entre julho e agosto, retira-se os galhos antigos que já frutificaram para a planta brotar forte nos galhos novos e assim produzir frutos de maior qualidade, essa poda e realizada em diversas culturas tais como: parreira, figueira, pessegueiro e macieira. mais para frente realizaremos alguns vídeos específicos sobre cada variedade e atualizaremos aqui no post.


Desde já agradeço pela leitura de todos!


Não deixem também de ler também alguns outros tópicos do blog:
Como germinar mais rapidamente as sementes no Inverno!
Super adubo líquido orgânico caseiro, natural e grátis!
Como cuidar de suas árvores frutíferas em vasos !
Como plantar morango em vasos!
Como Plantar Maracujá !



Siga também nas redes sociais!
Nosso Instagram

9 comentários:

  1. junior voce poderia fazer um video para poda em maracujazeiro

    ResponderExcluir
  2. Fui criada na fazenda, hoje moro em belo horizonte em uma casa gosto de plantar, tenho alguns pés de frutas e verduras; estou iniciando plantio em vasos. gostaria de saber se posso plantar 3 tipos de chá na mesma jardineira e se tem uma fase da lua para podas?Obrigada, parabéns.

    ResponderExcluir
  3. outro dia podei um limoeiro e nasceram galhos novos, estes galhos são mudas? eu simplesmente corto os galhos novos e ponho na terra úmida?

    ResponderExcluir
  4. É verdade que a jabuticaba não gosta de poda?

    ResponderExcluir
  5. Obrigado pela informação. Gostei e entendi. Mas, é verdade que pé de jabuticaba não gosta de poda ?

    ResponderExcluir
  6. legal tambem vou fazer blog de horta

    ResponderExcluir
  7. Junior tenho dois pes goiba branca são bem docinhas, mas na ultima carga as frutas abodreciam antes de crescerem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu nome é Jane Rigato, meio email é janerigato@gmail, meu wats e(13)988240695, gostaria que entrasse em contato comigo para tirar algumas dúvidas, desde já agradeço, espero q entre em contato o mais rápido possível

      Excluir