domingo, 24 de abril de 2016

Como Plantar e enxertar Mangas facilmente em casa!

Olá queridos amigos do Blog, abril de 2016 foi muito corrido e não consegui colocar tantos posts como queria em nosso blog, contudo hoje gostaria de conversar um pouco sobre o plantio de mangas, postarei um vídeo em breve no canal sobre o tema, mas já irei antecipar para aqueles que curtem uma boa leitura.





1- Para começar o plantio de uma muda de manga sugiro que compre ou adquira alguns frutos maduros das variedades coquinho rosa ou espada para servir como porta- enxerto,  descasque e coma a polpa desses frutos guardando apenas o caroço. Importante salientar que a manga é uma fruta deliciosa que possui antioxidantes e fibras, sendo muito rica em vitaminas A, B, C, E e K, além de também possuir alguns minerais, tais como cálcio, zinco, potássio, ferro e magnésio.

2- De posse dos caroços você irá lava-los retirando toda a polpa que tenha sobrado e armazena-los em local arejado com boa luminosidade, seco, sem a incidência de raios solares diretos, pode ser na sombra de uma árvore ou numa varanda num local que não pegue sol.


3- Após três ou quatro dias esse material irá secar e você estará pronto para retirar a casca extraindo a semente, para auxilia-lo pode ser utilizado um alicate, uma tesoura de poda ou até uma tesoura normal, corte a lateral da capa, tomando muito cuidado para não machucar a semente, abra essa parte e retire a semente.

4- Agora que conseguimos a semente é hora de preparar o local para o plantio, utilizaremos para germinação Pets de 3 litros furados no fundo e cortados na boca, preenchidos com a seguinte mistura (20% de areia ou vermiculita) para manter o meio descompactado e as raízes da nova planta  não encontrarem dificuldades, (40% de húmus de minhoca ou substrato) para a muda obter nutrientes para o primeiro estagio de sua vida e por fim (40% de terra vegetal) se preferir no lugar da terra pode ser usado mais 40% de substrato, que o resultado será o mesmo.



5- coloque a semente deitada no pet já preenchido pela mistura, de forma que a ponta ( parte de cima da semente fique no meio do recipiente, pois é dali que sairá o caule da sua futura planta, e cubra com uma camada de 1 centímetro de mistura.

6- Regue todos os dias mantendo o substrato sempre úmido, não encharque pois você pode apodrecer a semente, também não deixe seca pois a semente pode não germinar.



Em trinta dias no máximo ocorre a germinação, com a formação do caule e das primeiras folhas, não deixe o caroço por mais de 30 dias sem plantar, pois a semente perde o poder germinativo, e não plante sem retirar a casca da semente, pois as raízes podem embaraçar dentro do envólucro.



Com cerca de 5 meses sua muda já terá cerca de 1 a 1,5 cm de diâmetro,momento ideal para realizar um enxerto. Esse procedimento é muito importante e consiste em utilizar um galho de uma árvore de manga que você queira produzir, que já esteja produzindo frutos, para inserir no seu porta enxerto para se obter diversos benefícios, tais como:

-Maior rapidez na produção das mangas, pois quando enxertamos, ela frutifica muito mais rápido, cerca de 8 anos para frutificar sem enxerto e 3 anos para frutificar se for enxertada.

-Diminuição do tamanho final da árvore, toda vez que enxertamos diminuímos o tamanho.

- Certeza de frutos ideais, pois os frutos serão idênticos aos da árvore que foi retirado o galho enxertado, trata-se de um clone.

- O cavalo ou porta enxerto continua a possuir as características interessantes que levaram a sua escolha, tais como resistência a doenças ou adaptação a escassez de água.

Você pode escolher a técnica que quiser empregar na enxertia, borbulha, garfagem fenda cheia ou inglês, eu gosto de fazer a garfagem com fenda cheia, acho mais fácil e a chance de pega é bem maior, a última que fiz testei borbulha e o resultado foi satisfatório, deixo para vocês escolherem o que for mais cômodo no caso a caso.

Para fazer por garfagem, corte o ápice da planta, abra uma fenda dividindo o caule ao meio,
pegue o galho da planta escolhida para fornecer o material genético com o mesmo diâmetro da sua planta e faça uma cunha descascando os dois lados da base do galho.

Retire as folhas do galho tomando cuidado para não estragar as gemas que irão brotar e insira o enxerto na fenda aberta anteriormente coincidindo as extremidades, passe fitilho para enxertia na inserção cubra com saco plástico transparente o galho enxertado e cubra com um saquinho de papel para não pegar sol.

Aguarde cerca de 45 a 60 dias para retirar os saquinhos e o fitilho e verificando o resultado do enxerto, cerca de 9 meses depois leve a muda enxertada para plantio em local definitivo.




A porcentagem de exito no processo é de cerca de 70 por cento, faça algumas mudas a mais para garantir a quantidade necessária.

Desde já agradeço pela leitura de todos!


Não deixem também de ler também alguns outros tópicos do blog:
Como germinar mais rapidamente as sementes no Inverno!
Super adubo líquido orgânico caseiro, natural e grátis!
Como cuidar de suas árvores frutíferas em vasos !
Como plantar morango em vasos!
Como Plantar Maracujá !



Siga também nas redes sociais!
Nosso Instagram







11 comentários:

  1. Adorei agora vc podia ensinar no canal no you tube como como fas e como fica asim que a planta pega

    ResponderExcluir
  2. Adorei agora vc podia ensinar no canal no you tube como como fas e como fica asim que a planta pega

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok combinado, assim que possível eu posto um vídeo sobre o assunto!

      Excluir
  3. Esse pequeno comentário já é um super modo de retribuição, obrigado por me fazer saber que pude ajudar alguém, grande abraço e tudo de bom!

    ResponderExcluir
  4. amo seus videos,eu aprendi muito com seus videos.

    ResponderExcluir
  5. JUNIOR,ESTA DE PARABENS PELOS VIDEOS E O BLOG !!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Junior, parabens pelo conteudo... tenho uma duvida, Pra plantar árvores frutíferas em vaso precisa ser enxertado?

    ResponderExcluir
  7. Olá Junior, parabéns pela forma e dedicação que trabalha o assunto. Já tenho alguns feitos em minha casa como horta, canteiros, mudas e compostagem com minhocário e comecei a aprofundar a partir de hoje quando vi alguns de seus vídeos.
    Não sei se já fez o vídeo e enxertia das mangas, caso sim, gostaria do link pois não encontrei.
    Muito obrigado pelas dicas e sucesso ! ! Abraço, Rafael

    ResponderExcluir
  8. Olá senhor Junior queria fazer um tipo de canteiro com 2,00 dois metros e largura nos quatros lados e um metro e meio 1½ de profundidade e todo cimentado nessas bordas o senhor saberia dizer se a mangueira consegue quebrar esse tipo de estrura nas suas raizes e se a mesma pode dar frutos nessas condições? Eu faço isso é para não crescer muito devido a pouco espaços e já que aprefeitura não permite podas a não ser casos de emergências. Agradeço atenção.

    ResponderExcluir