terça-feira, 15 de março de 2016

Como Plantar batatas em vasos!

Hoje o blog do pomar e horta em vasos traz para vocês algumas dicas básicas para o plantio de batatas em casa, a batata é um tubérculo muito importante para alimentação por sua quantidade abundante de carboidratos.

As Batatas fazem muito bem à saúde encontramos presente neste alimento as vitaminas B, C, E e K, além dos minerais potássio, cálcio, ferro, manganês, magnésio e zinco.




Elencamos alguns do principais benefícios da batata para saúde:

- O alimento ajuda no controle da pressão sanguínea, devido a quantidade excessiva de potássio que ajuda a contrabalancear os efeitos do sódio ingerido.

-Melhora o funcionamento do cérebro devido a quantidade de ácidos complexos, vitaminas B, que mantendo o sistema nervoso saudável e ativo.

-Ajuda no combate ao envelhecimento precoce, devido a presença da vitamina C, que é um poderoso antioxidante natural.

- Devido a presença dos carotenoides ajuda a diminuir as moléculas de colesterol melhorando a saúde do coração, se consumida com moderação.



Como Plantar Batatas !

O primeiro passo para aqueles que querem plantar batatas em casa é a obtenção das sementes, e para isto basta que nos direcionemos ao mercado mais próximo e compremos algumas batatinhas, pois este legume brota muito facilmente originando uma nova planta.

Contudo não é aconselhável comprar a primeira batata que encontrar, de preferência por levar batatas menores, que já estão começando a brotação e que não tenham sido lavadas, isto facilitará muito o processo entenda por que:

- Ao adquirir batatas somente escovadas você corre menos risco de pegar uma batata que já  brotou e perdeu este broto na lavagem.

- Batatas que já estão começando a brotar são mais indicadas pela maior rapidez na produção da muda.

- Utilizando batatas pequenas não será necessário cortar em partes para ter mais mudas, evitando assim o apodrecimento dos pedaços, caso só encontre a grande corte em pedaços deixando cerca de 2 brotos em cada um e seque no sol as partes cortadas antes do plantio.





Clima Adequado

Esta é uma cultura de climas amenos tendo como clima ideal para o plantio 10ºC a 20°C, por isso é interessante que se cultive as batatas no inverno, quando o desenvolvimento dos tubérculos atinge o máximo possível.

A iluminação direta também é imprescindível, sendo necessário pelo menos de 4 a 6 horas diárias de luz solar.


Solo Ideal

O solo deve ser bem drenado, rico em matéria orgânica, profundo com o pH entre 5 a 6,5 pode ser plantado facilmente em vasos, mantendo a terra ou substrato úmida não encharcada e totalmente descompactada, recomendamos uma camada de folhas mortas na superfície do vaso para manter a umidade, evitar a compactação e não deixar passar luminosidade para os tubérculos.

Vídeo de como montar o vaso.




Passo a passo para o plantio em vasos!

1- Compre as batatas pequenas escovadas mais velhas quase brotando, livre de quaisquer doenças no supermercado.

2- Deixe num local arejado aguardando a brotação dos tubérculos, até cerca de 2 cm cada broto.

3- Caso sua batata seja grande corte em pedaços e deixe os cortes secar antes do plantio.

4- consiga um vaso de cerca de 30 cm de profundidade e 30 cm de diâmetro por batata semente plantada.

5- preencha num vaso provido de drenagem a mistura de:  40% de terra vegetal, 40 % de substrato adubado ou húmus de minhoca e 20 % de areia ou vermiculita, deixando 25 % do conteúdo do vaso livre para preencher depois de 30 dias.

6- plante as batata semente enterrando toda a batata na mistura acima, deixando os brotos para fora.



7- Regue todos os dias tomando cuidado para não regar as folhas da batata, e apenas deixar úmida a mistura.

8- Mantenha o vaso num local que receba pelo menos 4 horas de luz solar por dia.

9-Após 30 dias do plantio preencha  o restante do vaso com mais mistura (terra/substrato/areia)

10- Finque uma estaca no vaso para tutorar a planta, dessa forma ela cresce na vertical facilmente, sem perigo de quebrar o caule flexível.

11 - Colha suas batatas cerca de 80 a 120 dias após o plantio quando as ramas estiverem amareladas

12- Não se alimente ou alimente animais com as folhas e caule da batata, pois as ramas são altamente tóxicas, impróprias para o consumo.

Ótimo cultivo a todos,deixamos também logo a baixo um link do vídeo postado no canal Pomar e horta em vasos sobre como plantar cenouras, quem tiver interesse não deixe de dar uma conferida.












Nenhum comentário:

Postar um comentário