cross colum 1

terça-feira, 1 de março de 2016

A poda em árvores frutíferas cítricas

Muitas pessoas no canal me perguntam sobre a poda das árvores cítricas, sempre que questionado explico que tal procedimento, não favorece a produção de frutos diretamente, quando realizamos a poda de uma cítrica visamos outros objetivos, e os principais são: o fortalecimento da planta e a inibição da entrada de fungos devido a passagem de ar e sol pelo meio da planta.




Quando podamos uma cítrica principalmente na formação, sempre procuramos deixa-la no formato de taça, isto é fino em baixo (sem ramos no caule) e alongado em cima, os galhos que permanecem devem ser os voltados para fora da planta e os retirados devem ser aqueles que estão crescendo para o centro, assim criamos no meio uma passagem tanto de sol, quanto de ar, evitando o aparecimento de fungos e outras doenças pela falta desses elementos





Importante ressaltar também que ao contrário da parreira, não devemos podar uma frutífera cítrica todos os anos, a poda só deve ser realizada quando percebemos que a árvore, depois de crescer sem orientação perde a forma e precisa ser novamente tutorada, para evitar maiores danos.



O procedimento deve ser realizado preferencialmente nos meses de julho, agosto ou setembro, sempre depois da frutificação e antes da floração, assim evitamos perdas de frutos e de flores novas.



Outros motivos para a poda são:

1- A diminuição de árvores plantadas em vasos, pois nos vasos temos uma quantidade de terra limitada,  não suportando o crescimento demasiado de uma muda sem podas.



2- A retirada de pequenos brotos do caule acima e abaixo do enxerto, acima por questões estéticos para não transformar sua árvore em arbusto e abaixo para evitar a brotação do limão cravo utilizado como porta enxerto e consequentemente a perda da muda enxertada.







Um comentário:

  1. Olá!
    Nós temos um pé de laranja no nosso quintal! Vivia carregada de frutas mas era muito alta e nao conseguíamos pegar as frutas... realizamos a pode há uns 2 anos e desde então ela nunca mais floresceu... :/ O que pode ter acontecido?

    ResponderExcluir