terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Dicas e Informações sobre o cultivo de abacate!

O abacate é uma árvore de porte grande que pode crescer cerca de 20 metros, seu cultivo se dá através de sementes, que podem ser plantadas em vasos para produção de mudas.




Benefícios para saúde

Embora a fruta seja muito calórica, é também abundante em vitaminas, nele encontramos as Vitaminas A, B, C, K e E, além dos minerais cálcio, ferro, potássio, fósforo, manganês, sódio e zinco, seus benefícios a saúde são diversos e dentre eles podemos destacar:
- Proteção contra os canceres de Boca, mama e próstata.
- Ajuda na diminuição do colesterol ruim.
- Proteção para os olhos diminuindo a probabilidade de aparecimento de doenças como degeneração macular e cataratas.
- Diminuição de problemas cardíacos e cerebrais.
- melhora na absorção dos outros nutrientes quando consumido junto a outros alimentos.



Clima ideal

O melhor clima para o plantio é o sub tropical ou tropical úmido, com temperaturas entre 15 e 23 graus celsius, o ideal é plantar pelo menos 2 mudas que tenham períodos de floração diferentes.

Solo ideal

O solo para o plantio deve ser rico em matéria orgânica, bem drenado, permeável e profundo, as mudas podem ser plantadas em vasos até certa idade e depois replantadas em solo para se obter o melhor aproveitamento da planta.



Dicas para o cultivo

A produção das mudas inicia-se com as sementes, que devem ser retiradas da fruta delicadamente.
O próximo passo é retirar a fina casca que envolve o caroço para facilitar o processo de germinação, depois precisamos inserir a semente com a parte mais larga em um copo com água mantendo a mesma na borda do recipiente com o auxilio de palitos fincados no caroço da fruta.
Depois de uma semana sua muda soltará as primeiras raízes e na segunda semana começará a brotar o caule.
Após a formação do caule e o aparecimento das primeiras folhas entendemos que é o melhor momento para transplantar para terra, com a certeza de que você não perderá sua jovem muda.
Eu utilizo um pequeno vaso ou uma garrafa pet furada no fundo para acomodar seu abacateiro, em criadouros eles usam saquinhos pretos, para as raízes não pegarem sol, uma ideia interessante é pintar as garrafas para evitarmos problemas.


Enxertia e Transplante

Quando a muda tiver com cerca de 30 centímetros de altura é a hora perfeita para realizar a enxertia, consiga o pico de um galho de um abacateiro adulto da espécie que preferir e realize o procedimento usando a técnica da fenda cheia ( iremos mostrar em um vídeo futuramente com todos os detalhes)


Após um período de estabilização da muda com cerca de 10 meses e uns 50 centímetros chega a hora de transplantar para local definitivo, faça uma cova profunda cerca de 60 cm, e preencha com uma mistura adubada com o adubo de sua preferência e em seguida retire o torrão e plante com cuidado.


Colheita

A colheita do abacateiro ocorre cerca de 3 anos do semeio, para mudas enxertadas e uns 6 anos depois do semeio para mudas comuns.


Desde já agradeço pela leitura de todos!


Não deixem também de ler também alguns outros tópicos do blog:
Como germinar mais rapidamente as sementes no Inverno!
Super adubo líquido orgânico caseiro, natural e grátis!
Como cuidar de suas árvores frutíferas em vasos !
Como plantar morango em vasos!
Como Plantar Maracujá !



Siga também nas redes sociais!
Nosso Instagram



8 comentários:

  1. Olá tudo bem? Acompanho o canal e gostaria de parabenizar pelo seu belo pomar e por nos fornecer os seus conhecimentos! Surgiu uma dúvida... Posso fazer enxerto num pé de limão que já foi enxertado? É muito difícil encontrar um pé sem exerto. Abraços

    ResponderExcluir
  2. Pode sim, Sheila não tem problema enxertar um enxerto inclusive você pode ter numa mesma árvore várias variedades de frutas, más o ideal é usar como porta enxerto um limão cravo, aquele rosa que é o mais resistente a diversas pragas, grande abraço e tudo de bom!

    ResponderExcluir
  3. favor envie para ONG O MUNDO DAS CRIANÇAS, todas as dicas para plantar, verduras, frutas, temperos e chas em vazos, para ongmdc@bol.com.br tel (22) 9-9804-7780

    ResponderExcluir
  4. Oi Junior. É possível plantar o abacateiro enxertado em vaso? Tem uma boa produção?

    ResponderExcluir
  5. Oi.....tem como controlar o tamanho do abacateiro? Ou ele vai ser gigante de qualquer forma?

    ResponderExcluir
  6. Olá Junior... eu fiz isso com meu caroço de abacate.. e enquanto estava na água as raizes cresceram e deu um monte de coisas brancas.... nas raizes parecendo bolo.. são fungos?? O que faço?? Será que fiz algo errado??

    ResponderExcluir
  7. Olá Junior vi num site espanhol que é possível plantar abacateiro em vasos.
    Isso seria possível? Tenho um abacateiro aqui em casa ainda tá pequeno mas não tenho onde plantar. Será que davão para plantar em um vaso grande? Será que vai dar frutos?

    ResponderExcluir
  8. Olá Júnior. Estou deixando meu caroço de abacate germinar em cima de um vaso de planta que tenho em um jardim de inverno. Percebi que ele já está saindo um "olhinho". Usei essa técnica com jambo e deu certo. Será que vai dar certo com abacate? Quero cultivar em vaso.

    ResponderExcluir