quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Como plantar morango em vasos

Hoje, vamos dar algumas informações sobre o cultivo do morango em vasos, no vídeo descrito a baixo mostramos algumas dicas para se retirar sementes de morangos e planta-las em uma sementeira adequada:


No segundo vídeo do canal apresentamos o processo de propagação de mudas através dos estolões, que são hastes que criam raízes e novas folhas originando uma nova planta em pouco tempo, com as mesmas características da primeira.


                     Se for utilizar a técnica dos estolões, muito cuidado na hora de separar as duas mudas, só faça isso se você tiver certeza que a muda filha já está com raízes suficientes para total independência, pois muitas pessoas perderam mudas por que separaram antes.




                 Caso você ainda não tenha uma muda de morango pronta para lhe fornecer o estolão e criar outras, você pode comprar alguns morangos no mercado e retirar as sementes, Para fazer isso deixe um morango ao sol para que a fruta desidrate completamente, depois basta raspar o moranguinho seco em cima de uma papel toalha e coletar muitas sementes de uma única fruta .




Criamos um vídeo com as dicas mais importantes para o cuidar de uma planta de morango adulta, para quem já tem um pezinho ai em casa vale muito a pena assistir:





Clima Ideal

O morango gosta de temperaturas mais amenas por isso o ideal é que seja plantado em lugares mais frios não ultrapassando nunca 25 º C , embora precise de temperaturas baixas a planta gosta de sol direto, e não é aconselhável que seja exposta a chuvas de granizo e ventos muito fortes.

Solo Ideal

O solo deve ser bem drenado, rico em matéria orgânica com pH 6 a 6,5, se estiver mais ácido adicione calcário antes do plantio para realizar a calagem, quando plantado no solo deve-se cobrir bem os canteiros com palha ou plásticos pretos para que as frutas não entrem em contato com a terra e apodreçam.

Colheita



A colheita do morango ocorre cerca de 70 a 90 dias após o plantio indica-se plantar em abril ou maio ocorrendo a colheita em julho ou agosto, existem espécies que frutificam o ano todo, por isso se você vai plantar em jardineiras ou em vasos de preferência a estas cultivares.



Desde já agradeço pela leitura de todos!


Não deixem também de ler também alguns outros tópicos do blog:
Como germinar mais rapidamente as sementes no Inverno!
Super adubo líquido orgânico caseiro, natural e grátis!
Como cuidar de suas árvores frutíferas em vasos !
Como plantar morango em vasos!
Como Plantar Maracujá !



Siga também nas redes sociais!
Nosso Instagram

6 comentários:

  1. Bom dia, Junior! Estou inscrito no teu canal, mas estou com uma dúvida, já plantei morangueiros em casa através de outras mudas, nunca pelas sementes, mas quando nascia os morangos, eles eram muito pequenos, será que seriam selvagens? Qual a melhor semente que eu poderia escolher?
    Atenciosamente, Maedson

    ResponderExcluir
  2. Olá júnior plantei cebola e alho como você mostra nos videos a princípio deu certo porém as folhas do alho começam a amarelar, ficarem com um aspecto feio e murcharem, e as folhas da cebola começam a apodrecer e os pés a morrerem, pode me ajudar, e meu amigo ensina ai algo pra combater as lesmas!!!! Obrigado.

    ResponderExcluir
  3. posso germinar as sementes de morango no papel umedecido?

    ResponderExcluir
  4. Depois que tiro as sementes do morango, tenho que deixar elas secarem por quanto tempo antes de plantar?

    ResponderExcluir
  5. Quando vc acaba de plantar sementes de morango vc já pode colocar no sol ou tem que deixar na sombra.

    ResponderExcluir