sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Como Plantar Couve em vasos

                 Hoje falaremos sobre o cultivo de Couve, hortaliça pertence a família das Brassicaceae, a mesma do repolho, couve flor e brócolis, que se diferencia dessas outras pelo sabor, textura e por não formar cabeças, sendo colhidas folhas separadas, vigorosas que saem do caule e se tornam maiores, com o tempo.




Benefícios a saúde!

              A COUVE faz muito bem a saúde possuindo diversas vitaminas tais como A , B1, B2, B3, B5 e K , além de muitas serventias para nosso organismo, tais como o efeito antioxidante, que bloqueia a ação de radicais livres nas nossas células, combatendo a produção de células cancerígenas que podem atacar nosso organismo. Além disso tem propriedades anti inflamatórias, reduz o colesterol e mantem nossos ossos e dentes sadios.



Solo Ideal

              O solo mais adequado ao plantio de Couve é aquele bem drenado, rico em matéria orgânica, onde o pH esteja por volta de 6,0 a 6,8 sendo mantido sempre úmido nunca encharcado.


Clima Ideal

             O clima mais adequado ao cultivo desta hortaliça é o frio, a temperatura ideal para o cultivo está entre 4 a 20 ° C, em temperaturas elevadas o cultivo ocorre mas as folhas ficam menores, mais feias e com sabor diferenciado. Por isso nos lugares mais quentes do Brasil o ideal é cultiva-la no inverno.



Formas de Plantio

                  Podemos plantar a couve por dois métodos diversos: o primeiro padrão consiste em germinar sementes para criação de mudas:



                Para germinar as sementes utilizamos as sementeiras, padrão, tais como copinhos, jornais ou tubos de papel higiênico, furado em baixo para escoar a água e completamos esses recipientes com nosso mistura para germinação que consiste em 70% de húmus de minhoca ou substrato leve e 30 % de vermiculita ou areia média de construção, dessa forma colocamos cerca de 3 sementes em cada célula e cobrimos com 1 cm de terra, aguardando a germinação!

                          Mantendo a umidade Em cerca de 10 dias ocorre a germinação e em 30 a 35 dias já temos uma muda padrão com cerca de 10 a 15 cm com torrão pronta para o transplante.

                         Desbaste as mudas menores e mais feias e retire as melhores com a maior porção de terra e raízes possível, Forme mudas padrão extraindo das sementeiras as plantas mais vigorosas.

                   Outra forma muito eficaz de se propagar mudas de Couve sem ter que plantar sementes, é por estaquia de brotos laterais, dessa forma basta retirar um pequeno broto de aproximadamente 0,5 centímetro de diâmetro e 15 cm de comprimento e fincar na mesma mistura usada para germinação dentro de uma garrafa pet furada em baixo e esperar 30 dias até  o enraizamento para poder replantar em local definitivo.

                      A planta pode ser cultivada em canteiros ou em Vasos de no mínimo 15 litros, durante o cultivo principalmente em épocas de maior umidade tente não regar as folhas da planta para evitar a incidência de fungos e pulgões, estufas são ideais para afastar as pragas.

Colheita


                    A colheita é feita por volta de  noventa dias após o inicio e a dica básica é sempre ir retirando as folhas de baixo mais velhas mantendo pelo menos 5 folhinhas no pé para não enfraquecer a planta e caso o pé de couve fique muito alto, podemos podar o cume da planta para fortalecer o crescimento dos brotos laterais. para propagação.

             

                  Espero que tenham gostado do material, se ficou alguma dúvida não exite em questionar, abraço a todos os amigos do Pomar e Horta em Vasos!



Leia alguns outros tópicos do blog:

Siga-nos nas principais redes sociais!

3 comentários:

  1. Essa recomendação de pH não me parece correta, vai induzir deficiência de boro!
    Sugiro que leia mais sobre o assunto...

    ResponderExcluir
  2. Olá, gostaria de saber porque a couve quando chega uma certa altura as folhas ficam murchas como se tivesse com o solo seco quando a gente arranca observamos umas bolinhas na raiz,uma má formacao

    ResponderExcluir
  3. Me explique porque a minha couve de vaso só cresce pra cima.Caule muito fino e comprido.Fica numa ãrea coberta.Obrigada

    ResponderExcluir