quarta-feira, 10 de agosto de 2016

Como cultivar alho em vasos ou canteiros facilmente em sua casa!

                               Há cerca de um ano atrás postamos um vídeo prático no canal Pomar e Horta em Vasos do youtube de como plantar alho em vasos, na época eu tinha recebido um dente de alho gigante, e mostrei algumas formas de se criar raízes e plantar o dente já enraizado para não perder a muda.
                              Como aquele vídeo não continha informações específicas sobre a cultura, achei interessante postar um novo vídeo este ano após a colheita do alho gigante  para dar todas as dicas e detalhes sobre esse maravilhoso cultivo que nos trouxe tanta alegria.






Vídeo anterior mostrando apenas a parte prática e o começo do nosso cultivo do alho elefante!



                                Cerca de 9 meses depois do primeiro plantio, realizamos a colheita do nosso alho elefante e para nossa perfeita felicidade colhemos uma bonita cabeça com 6 dentes, que rapidamente começamos a preparar para um novo processo com o abjetivo de aumentar nossos dentes de alho gigante.



  Benefícios para saúde 

                              Consumir alho pode trazer inúmeros benefícios, pois ele ajuda a prevenir diversos tipos de canceres, diminui o colesterol ruim, possuindo diversos antioxidantes responsáveis por retardar o envelhecimento, além de combater inflamações e fungos, sendo uma poderosa fonte de vitaminas C e B6.



Clima Ideal


                      A temperatura para cultivo de alho está entre 0 e 15° C. O alho pode ser facilmente cultivado em regiões que apresentam um inverno rigoroso, com temperaturas normais sempre inferiores a 25° C , caso o inverno de sua região não tenha o frio suficiente, devemos colocar os dentes na parte de baixo da geladeira por cerca de 1 mês antes do plantio, isso garantirá que se desenvolvam os bulbos e as cabeças.




Solo Ideal


                   O solo deve ser aerado e bem drenado e mantido sempre úmido nunca encharcado para evitar o apodrecimento das raízes, ter boa disponibilidade dos macro nutrientes NPK e o pH perfeito será entre 6,5 e 7, contudo existe boa tolerância na faixa de pH entre 6 a 8!



Plantio


                Embora exista a possibilidade de plantar alho pela semente, o cultivo mais fácil se dá através dos dentes selecionados, estes devem se colocados na geladeira por 1 mês para simular um período de frio intenso.
                Depois que germinarem é legal deixarmos por cerca de 2 semanas em baixo de uma janela para dentro de um copo com 1/4 de água, trocando a cada dois dias para criar raízes.
                E por fim devemos plantar o dente cerca de 3 a 5 cm a baixo da terra para alhos comuns e 7 a 8 cm a baixo para alhos elefantes, sempre com o caule para cima e as raízes para baixo
                Caso queiram plantar em vasos podemos usar uma garrafa pet na vertical para alhos pequenos e vasos de 10 a 15 litros de volume para alhos elefantes



Colheita

                                 A colheita ocorre cerca de 6 a 9 meses após o plantio, a dica é olhar constantemente as folhas, quando começarem a amarelar você saberá que está no ponto da colheita, cerca de 1 mês antes da colheita diminua drasticamente a rega em sua planta isso vai acelerar o processo de cura (secagem do alho para o consumo).





Desde já agradeço pela leitura de todos!


Não deixem também de ler também alguns outros tópicos do blog:
Como germinar mais rapidamente as sementes no Inverno!
Super adubo líquido orgânico caseiro, natural e grátis!
Como cuidar de suas árvores frutíferas em vasos !
Como plantar morango em vasos!
Como Plantar Maracujá !



Siga também nas redes sociais!
Nosso Instagram


                           

4 comentários:

  1. Onde encontro este alho gigante para comprar? Gostaria de plantar também.

    ResponderExcluir
  2. Olá Júnior td bem? Sempre te acompanhou no YouTube muito legal suas postagens. Eu vejo q vc tem tipo uma floreira de cimento onde vc tem suas verduras, gostaria de saber onde comprar, ah tbm gostaria de saber se vc ja tem sementes (dentes) do alho gigante pra venda, desde já agradeço e desejo boas colheitas.

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde! Júnior, gosto muito das suas dicas, e já coloco algumas em prática. O alho foi a primeira delas, e deu certo. Mas agora não consigo fazer mais mudas de alho. Será que é porque eu estou tentando fazer junto com a cebola e o gengibre? Ou tem que ser cada um separado?

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Júnior! Tenho procurado na internet esse alho para comprar mas não acho. Você poderia me dizer aonde eu posso encontrar esse alho? Ou Você teria para vender?

    ResponderExcluir