sábado, 7 de maio de 2016

Como montar um minhocário simples para obter de húmus de minhoca.

Hoje vamos conversar um pouquinho sobre a  vermicompostagem e sobre como fazer o processo de criação de minhocas para a produção de húmus isoladamente e assim ter menos manutenção no sistema.


Ensinaremos a fazer um minhocário simples utilizando apenas quatro itens:

1- Uma bacia de preferencia com um grande diâmetro de boca.
2- minhocas do tipo californiana
3-  fezes de animais
4- um pouco de palha seca,

 Dessa forma você vai evitar diversos problemas que existem na compostagem padrão(com restos de alimentos),  tais como o mau cheiro ou a presença de larvas que ocorrem no caso de não revolvermos o sistema. e terá seu húmus de minhoca perfeito e mais rápido pronto para usar.

                                        https://www.youtube.com/watch?v=NFaAWy03AkY


O processo é muito simples, e consiste em inserir numa bacia ou caixa um pouco de minhocas e húmus, além de alimentos para estas minhocas consumirem e se multiplicarem que no nosso caso é o esterco de alguns animais que criamos, tais como boi, galinha, coelho e etc.., e por fim cobrir tudo com palha seca para evitar mau cheiro e animais indesejáveis.

As minhocas que foram inseridas no meio vão começar a se alimentar do esterco, defecando e se reproduzindo através de postura de ovos no local, esse material rapidamente se transforma em húmus de minhoca que é a mesma coisa que excremento de minhoca.

Quando o processo estiver pronto depois de uns 2 meses, você começa a retirar o húmus, retire primeiro as camadas de cima jogando luz nas caixas fazendo com que as minhocas vão cada vez mais para o fundo já que nossas amiguinhas são foto sensíveis tendo verdadeiro horror por luz.

Assim que a caixa ou bacia estiver quase vazia, suas minhocas estarão no fundo da caixa e essa é exatamente a hora de alimenta-las novamente, encha sua caixa com novo esterco  e recomece todo o processo.

Caso você não tenha um meio de conseguir esterco você pode utilizar  restos de alimentos como comida para suas minhocas, mas para facilitar sua vida e não deixar sua composteira muito difícil de cuidar sugiro que separe os processos compostando seus restos em uma composteira normal ao sol com processo quente, levando apenas o produto de decomposição para suas minhocas comerem num local fresco, se puderem assistam também ao vídeo dos dois sistemas trabalhando juntos, compostagem e minhocário.

                                         https://www.youtube.com/watch?v=DeElL9TRBBc

Se você já fez sua composteira padrão e está tendo problemas com esse aparato, temos um outro vídeo para que entenda os principais conceitos sobre uma compostagem, pois a maioria dos problemas que observo nas composteiras dos amigos do canal, se dão por falta de conceitos simples que com uma simples modificação seriam resolvidos em minutos:



                                         https://www.youtube.com/watch?v=NzqWKc0cThk


Espero que estas dicas possam ajudar a todos vocês em suas composteiras e minhocários domésticos, sempre lembrando que o importante é nunca desistir, pois a qualquer momento podemos aprender novos conceitos que facilitarão o alcance dos nossos principais objetivos.




4 comentários:

  1. Legal Junior. Continue com esse trabalho bacana. Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Hoje olhei minha caixa, e percebi que minhas minhocas secaram, o que aconteceu?

    ResponderExcluir
  3. Hoje olhei minha caixa, e percebi que minhas minhocas secaram, o que aconteceu?

    ResponderExcluir
  4. Boa noite. Entendi td q vc falou, só um detalhe, a quantidade do produto feito com lentilha. Coloco no caule, só na terra, quantas vezes posso utilizar, de 15 em 15 dias, uma vez por mês. Obrigada por repassar seus conhecimentos . Vc é fora de série. Bjs

    ResponderExcluir