terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Como Plantar Pimentas em Vasos!

                   
                       Hoje o blog Pomar e Horta em Vasos vai trazer algumas dicas sobre o plantio de pimentas do gênero capsicum, em nosso canal do youtube já existem diversos vídeos sobre o tema, por isso você pode acompanhar a leitura assistindo aos vídeos pelos links que adicionamos ao post.




                          As pimentas são muito boas para saúde além das vitaminas A, B6 e C também encontramos minerais como magnésio, ferro e potássio.



                     Elencamos a seguir alguns do principais benefícios da pimenta para saúde:

- A pimenta é um excelente anti inflamatório, ajudando a restringir doenças como artrite;

- Como tem vitamina A, é ótima para evitar infecções mantendo a membrana mucosa saudável; 

- Boa também para dietas 100 gramas de pimenta possuem apenas 40 calorias e diminui o apetite;

- Alguns estudos apontam que nossa amiga ardida  pode ajudar também no combate a alguns cânceres devido a substancia capsaicina presente.

- Devido a presença dos capsaicinoides ajuda a quebrar as moléculas de colesterol melhorando a saúde do coração.

- A capsaicina ajuda diabéticos, pois reduz o nível de açúcar no sangue e aumenta as taxas de insulina;

- Suas vitaminas e minerais fazem com que a pimenta seja ótima para a circulação do sangue impedindo a formação de coágulos e bloqueios diminuindo as chances de AVC  e ataques cardíacos.


Como Plantar Pimentas Capsicum !


                          O gênero Capsicum abrange muitas espécies de pimentas diferentes as pimentas podem ser ardidas como o caso da dedo de moça(capsicum baccatus) e malagueta (capsicum florescens),  ou pimentas doces como o caso dos pimentões (capsicum annuum) e ornamentais, usadas para decorar ambientes mas que podem ser muito ardidas também!






                           A substancia presente nas pimentas que lhe dão a ardência é a capsaicina essa substancia em pequenas quantidades nos dá uma sensação agradável devido a endorfina liberada pelo sistema nervoso, contudo existem pimentas atualmente muito fortes no mercado, tais como a pimenta Bhut Jolokia e a carolina Reaper, não aconselho de forma nenhuma o cultivo destas pimentas caso você tenha crianças pequenas em casa, pois isso poderia causar acidentes fatais, caso exista e ingestão excessiva de uma pimenta a forma utilizada para neutralizar a ardência é a ingestão de leite.


                          Para o nosso cultivo e tutorial escolhemos a pimenta dedo de moça, pois é uma pimenta considerada intermediária, sendo também muito saborosa empregada na fabricação de molhos e conservas.




Clima Adequado

                  Mais uma cultura de clima tropical e sub-tropical as pimentas gostam mesmo é de climas quentes,  a maioria das espécies toleram regiões com temperatura até 12 graus célsius,  mais frio que isso pode prejudicar o crescimento da sua planta, por isso aconselhamos o uso de estufas nessas regiões.

                 O ideal é que a planta pegue de 4 a 6 horas diárias de iluminação direta.





Solo Ideal

                   O solo deve ser bem drenado, rico em matéria orgânica, profundo com o pH entre 6 a 7 pode ser plantado facilmente em vasos, mantendo a terra ou substrato úmida não encharcada e totalmente descompactada, recomendamos uma camada de folhas mortas na superfície do vaso para manter a umidade e evitar a compactação.

                  Segue a baixo o link do vídeo que produzimos na hora que estávamos montando o vaso para acomodar nossas mudas de pimentas, para o pessoal que tem dúvida de como preencher o vaso para o transplante das mudas.



Passo a passo para o plantio!



                     Devemos deixar as sementes que podem ser compradas em casas especializadas ou retiradas de um vegetal maduro de um dia para outro em um recipiente com água, descartando as que boiarem durante o período, este processo é interessante para a quebra da dormência das sementes estimulando uma germinação mais rápida.

                   Plante as sementes em copinhos de plastico ou embalagens de jornal para fazer as mudas, enterre cerca de 2 a 3 sementes por recipiente cerca de 1 cm de profundidade e espere a germinação que ocorrerá em cerca de 15 dias.



                  A Pimenteira é uma planta que aceita facilmente o transplante então não é necessário o plantio direto no local definitivo, dessa forma quando as mudas estiverem com cerca de 10 cm e umas 3 ou 4 folhinhas já é possível transplanta-las para o local desejado,

                  Para o transplante de preferência a um canteiro ou um vaso adubado com húmus de minhoca ou esterco bem curtido, retire a muda do recipiente reciclável e incorpore-a no local definitivo tomando cuidado com o sistema radicular para não abalar a muda.



                 Mantenha o vaso num local que receba pelo menos 4 horas de luz solar por dia e regue todos os dias com a quantidade que seja suficiente para apenas manter o substrato úmido, nunca encharcando, importante entender que as pimenteiras são plantas que exigem mais cuidados no cultivo, diferente de algumas outras culturas apresentadas aqui no nosso canal, dessa forma as vezes um simples descuido pode levar sua planta a óbito.


Colheita


                Colha suas pimentas cerca de 80 a 120 dias após o plantio quando elas estiverem vermelhas, ideais para o consumo, o processo começa com a flor que desabrocha, fecha, depois de polinizada nasce a nova pimenta que se desenvolve até mudar de cor, quando está prontinha para o consumo.

Conserva

              Outra Dica interessante é fazer molhos de pimenta ou conserva de pimenta, fizemos dois vídeos no canal tutoriais para a utilização desta deliciosa especiaria, não deixem de dar uma conferida:

  




                    Processo Semelhante é o do plantio do pimentão, a seguir o link do vídeo e do post no blog para quem quiser continuar lendo:

http://pomaremvasos.blogspot.com.br/2016/05/como-cultivar-pimentoes-em-vasos.html

Desde já agradeço pela leitura de todos!


Não deixem também de ler também alguns outros tópicos do blog:
Como germinar mais rapidamente as sementes no Inverno!
Super adubo líquido orgânico caseiro, natural e grátis!
Como cuidar de suas árvores frutíferas em vasos !
Como plantar morango em vasos!
Como Plantar Maracujá !



Siga também nas redes sociais!
Nosso Instagram

15 comentários:

  1. Olá Junior,

    Gosto muito dos seus vídeos.
    Estou com problemas nas minhas pimentas.
    Elas até produzem 2 ou 3 pimentas normais, mas depois as folhas enrolam e as pimentas ficam pequenas e mirradas.
    Já tentei enxofre, pois falaram que era problema de ácaros e outros tipos de receitas orgânicas, mas nada tem funcionado.
    Você teria alguma dica?
    Att,

    Jackson Machado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jackson, folhas mirradas é sintoma de falta de nutrientes, talvez uma simples adubação e descompactação do solo resolva seu problema amigo, grande abraço e boa sorte!

      Excluir
  2. As flores amarelam e caem,pode me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Precisa adubar a terra, tente utilizar farinha de osso que você vai notar a diferença neste caso!

      Excluir
  3. Olá Junior, primeiramente parabéns pelo belo trabalho! Tem me ajudado bastante em minha plantação de pimentas! Gostaria de saber qual o tamanho do vaso ideal para cultivar pimentas e pimentões até o final!
    Estou montando um viveiro de plantas com vários tipos de pimentas e estou com essa dúvida!

    Outra duvida é com relação as pimentas ornamentais! Eu vi que elas são bem pequenas e produtivas. A pergunta é: se eu planta-las em vasos maiores elas ficarão maiores e por consequência produzirão mais pimentas?

    Desde já agradeço!

    ResponderExcluir
  4. Boa noite Júnior!

    Gostaria de parabenizar pelo canal, gosto muito dos teus vídeos !
    Estou iniciando a cultivar minha hortinha, e tenho paixão por Pimentas, plantei Pimentão amarelo, Pimenta Bode Vermelha, Chocolate, Dedo de Moça, Caiena e Cambuci. Estas estou aguardando germinar. Comprei duas mudas de Pimenta Roxa uma plantada em vaso, outra no quintal, elas florescem e caem as flores. O que pode ser, poderia me ajudar ?
    Desde agradeço !
    Sucesso !!!!

    ResponderExcluir
  5. Ola junior plantei buht jolokia ja jerminaram quando posso transplanta-las ?

    ResponderExcluir
  6. Ola junior plantei buht jolokia ja jerminaram quando posso transplanta-las ?

    ResponderExcluir
  7. Olá, para semear pimenta biquinho, sementes compradas, o procedimento é igual? como o dedo de moça? mesma compostagem?
    Pode-se germinar em papel toalha umedecido? quais os passos até darem frutos? Será minha 1ª experiência no cultivo da pimenta biquinho. Seus vídeos são bem didáticos e de fácil aprendizado.Grata e abs.

    ResponderExcluir
  8. Oi Junior gostaria de saber com dias após a germinação eu posso fazer a poda para que a mesma não cresça muiti

    ResponderExcluir
  9. Oi junior. Parabens pelos videos. Pra plantar a semente tem que ser com adubo ou com o que?

    ResponderExcluir
  10. Olá Júnior, meu nome é Emerson. Estou começando o plantio de pimentas e comecei logo com a Scorpion. Já assisti alguns vídeos de como preparar a terra, como plantar, etc. Mas a pergunta é: se germinarem as três sementes que coloquei no copinho, posso mantê-las? Ou tenho que replantá-las separadamente?

    ResponderExcluir
  11. ola estou começando a plantar carolina reaper e carolina reaper chocolate existe algum cuidado especial ou melhor alguma diferença no plantio? desde ja agradeço forte abraço

    ResponderExcluir