domingo, 30 de agosto de 2015

Como cuidar de suas árvores frutíferas em vasos !

                   Quando se tem vontade de começar um pequeno pomar em casa e não se tem local adequado no solo para o plantio direto, pensamos logo em realizar nosso sonho em vasos grandes, que possam conter da melhor maneira possível nossas amigas frutíferas.




                A primeira coisa que precisamos entender é que as vezes é bem mais interessante adquirir uma muda enxertada que semear a árvore e esperar por frutos, uma árvore enxertada nada mais é do que uma junção de duas espécies, uma muito resistente que fica em baixo fornecendo o sistema de raízes, e a outra produtiva, geralmente sensível, com a especialidade que queremos consumir:



Plantio


O processo de plantio não é tão difícil precisando apenas de alguns cuidados básicos para sua nova muda ser alocada da melhor forma no novo local estabelecido. Veja no vídeo a seguir como realizar o procedimento:


Adubos

            Depois de um tempo dentro do vaso percebemos que os nutrientes disponíveis na terra começam a diminuir  e por isso se faz necessário uma adubação regular para garantir a prosperidade da sua árvore, geralmente utilizo quantias pequenas em períodos de tempo de três meses, dessa forma nunca faltam nutrientes para as plantas.
Podemos utilizar todos os tipos de adubos orgânicos, (torta de mamona, farinha de osso, húmus de minhoca, esterco curtido de animais ou até cinzas de queimada de árvores),  ou químicos como formulas de NPK presentes no mercado (10-10-10) para mudas em formação e (4-14-8) para mudas em fase de produção.

Como Adubar


                   As plantas precisam de muitos nutrientes, tais como Nitrogênio, Fósforo, Potássio, Cálcio, Magnésio, Enxofre e outros chamados micronutrientes, como Cálcio, magnésio e enxofre.
Para uma adubação detalhada a base de NPK acompanhe o vídeo descrito a seguir:



Como Irrigar


                A correta irrigação também é importante, como nossa planta não esta no solo não podemos nos dar o luxo de esperar que nossas raízes retirem água do subsolo, dessa forma precisamos regar frequentemente para manter nossa terra sempre úmida, nunca encharcada, para quem quer mais tranquilidade existem meios de ter menos trabalho com a rega de suas plantinhas no vídeo abaixo mostramos uma ideia para irrigar automaticamente seus vasos só utilizando a força da gravidade:



Dicas Importantes


               Não deixando faltar nem água nem sol e adubando a cada três meses você com certeza terá um pomar muito bonito e fértil, produzindo frutos saudáveis para sua família e propiciando a você momentos felizes com este hobby maravilhoso.
                Neste vídeo preparamos um apanhado geral das 4 dicas mais importantes para o cultivo de frutíferas em vasos:


Manutenção de Frutíferas em Vasos

              Caso sua planta tenha sido plantada há muitos anos pode ser necessária uma manutenção mais drástica, realizando procedimentos como revitalização da terra e poda das raízes, acompanhe no vídeo abaixo como proceder da melhor forma possível:




Para quem tiver interesse deixei alguns vídeos de nossas plantas em vasos carregadas de frutas:




Desde já agradeço pela leitura de todos!


Não deixem também de ler também alguns outros tópicos do blog:
Como germinar mais rapidamente as sementes no Inverno!
Super adubo líquido orgânico caseiro, natural e grátis!
Como cuidar de suas árvores frutíferas em vasos !
Como plantar morango em vasos!
Como Plantar Maracujá !



Siga também nas redes sociais!
Nosso Instagram

5 comentários:

  1. Olá júnior é verdade de que frutíferas em vasos tem que podar as raízes de três em três anos
    Gostaria de ver vc falando sobre esse assunto
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá a pode de raízes pode ser feita a cada 5 anos, mas nada drástico, apenas aparar as raízes que estiverem encostando na borda do vaso.

      Excluir
  2. Olá bom dia eu tenho um pé de limão taiti em caso a muitos anos ele floresce muito dá muitos fruto nos só que eles caem o que faço? Obrigada

    ResponderExcluir
  3. Júnior, fiz há uns meses uma estaquia de amora. Fiquei apaixonada com a rapidez do processo. Apareceram muitas frutinhas, que eu acompanho diariamente. Mas ontem notei algo que cortou meu coração ��. As minhas amoras estão caindo antes de amadurecerem! Elas estão ficando meio acinzentadas e muito fracas. Tem alguma noção do que possa ser? Aprendi a estaquia de amora com vc, YouTube. Já fiz uma busca no google e não consegui encontrar nada parecido. Por isso resolvi procurar vc aqui no blog pra trocarmos uma idéia!

    ResponderExcluir
  4. Boa noite Jr.

    Fiz muda com as sementes de bergamota(tangerina ou mexerica) e plantei tem uns dois anos.
    Até hoje ela não apresentou nenhum sinal de que vai dar alguma fruta e está muito alta sem nunca ter sido podada.
    Tem que podar?
    Quanto tempo demora para dar a primeira florada?
    Fiz o mesmo procedimento com o limoeiro e ele já está dando frutos.
    Aguardo tua ajuda!
    Moto em Niterói RJ, não sei se o clima interfere na produção de frutos
    Desde já te agradeço!

    ResponderExcluir