domingo, 26 de julho de 2015

Informações sobre adubos orgânicos





Para que nossas plantas continuem saudáveis, elas precisam de alguns nutrientes adequados, o nitrogênio (N), o fósforo (P), e o potássio(K), são os elementos mais importantes, seguidos do cálcio (Ca) o magnésio(Mg) e o Enxofre(S), as plantas também utilizam alguns micronutrientes tais como boro, cloro, cobre, zinco, ferro, manganês e molibdênio, mas em menor quantidade, cada um desses elementos tem uma função distinta e por isso é importante que usarmos algum adubo para incorpora-los ao solo quando existe a necessidade da planta.

Existem muitos tipos de Adubos Orgânicos que podem ser aproveitados na natureza, dá se o nome de adubo orgânico aqueles de origem animal ou vegetal, mesmo que tenha passado por um processo químico para poder ser utilizado.

Húmus de Minhoca: 



                A vermicompostagem é realizada quando as minhocas inseridas numa composteira se alimentam do material orgânico e soltam seus dejetos na forma de húmus, usamos nesse processo as minhocas californianas que possuem uma grande rapidez em gerar húmus, se compararmos a outras espécies de minhoca.
                O material produzido possui um rica composição de NPK, além de microrganismos vivos que irão ajudar muito o seu solo.
                O produto obtido é bem aerado e fino sendo ótimo para incorporação no substrato para germinação de sementes.


Torta de Mamona:
Fonte de (N) Nitrogênio

           A torta de mamona é um adubo extraído do bagaço desta planta, substancia muito rica em Nitrogênio, ajuda a combater os vermes que atacam as raízes das plantas. Cuidado com a aplicação se você possui animais domésticos no quintal, ela possui substancias toxicas que podem matar seu animalzinho.

Farinha de Osso:
Fonte de (P) Fósforo

         A farinha de osso nada mais é que ossos de origem animal moídos por processo industrializado elemento muito rico em Fósforo e Cálcio, tem um cheiro bem desagradável, mantenha fechado o recipiente.

Cinzas:
Fonte de (K) potássio.

          As cinzas de queima de madeira podem ser classificadas como excelente adubo orgânico, as árvores ao serem queimadas percam o nitrogênio e o enxofre de sua composição, ainda permanecem muitos minerais nos detritos, esse material é muito rico em Potássio, cálcio e magnésio, fazendo com que sua aplicação resulte na diminuição da acidez do solo, importante salientar que não é bom utilizar cinzas de churrasqueira, devido a quantidade de sal envolvido no processo.




Estercos de animais:


Os estercos de animais tanto de Bovinos, Equinos, Aves e Coelhos, podem ser utilizados depois de Curtidos, Compostados ou fermentados,
O esterco de boi possui muitas fibras e ajuda na descompactação de seu solo
O esterco de Aves é muito concentrado em nutrientes possuindo uma baixa relação entre C/N (pouca matéria orgânica / para muito nitrogênio), isso faz com que seja interessante adicionar a este produto, palhas de grãos, bagaço de cana ou outro material disponível rico em matéria orgânica, com baixa concentração de Nitrogênio.





2 comentários:

  1. Ola tudo bem? Estou montando uma horta de chao aqui no meu quintal. Coloquei calcario dolomitico, esterco de galinha, e as vezes ponho fertilizante liquido (que sai da minha composteira - diluido 1/10). Minha pergunta é se o solo desse canteiro nao estaria precisando de um agente de descompactacao desse solo, porque vejo em muitos videos no youtube o pessoal com horta e a terra desse pessoal parece ser misturada com algum tipo de palha seca, bem fininha. Imagino que a terra precise ficar soltinha pro solo e as raizes das plantas respirarem.
    Vc acha que se eu colocar bagaco de cana de acucar (seco, claro) e bem picadinho e misturar a esse solo, ajudaria no sentido que estou falando?

    ResponderExcluir