quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Bom Dia Amigos!

          Há muito tempo venho cultivando diversas frutas e verduras em minha casa, faço isso pois gosto muito de plantar e utilizo este hobby como terapia anti stress, como no terreno de minha residencia não tenho solo direto e pouco sol, eu precisei me adaptar e plantar em vasos na varanda, pois só lá consigo sol e terra para minhas plantinhas.
          Diversas vezes levava alguns frutos para alguns colegas do serviço, e estes não acreditavam que eu realmente cultivava em vasos aqueles alimentos, dai surgiu a ideia de postar um vídeo no youtube para mostrar como eu produzia, ocorre que depois do primeiro vídeo o pessoal gostou bastante e quis acompanhar o desenvolvimento das plantas, assim comecei a postar videos de todos os acontecimentos interessantes relacionados ao cultivo, e outras pessoas de diversas partes do Brasil também começaram a acompanhar e muitas se animaram a começar seus próprios mini pomares e mini hortas em suas varandas, incentivando para que eu continuasse o trabalho, e por isso hoje é com grande prazer que dou mais um passo nesta linha de divulgação inaugurando um blog sobre meu pequeno pomar na varanda que vai funcionar como um diário onde todos os principais acontecimentos serão narrados, fotografados e visualizados, pra quem gosta de plantas e como eu e não tem solo para o plantio direto acompanhe, pois vou mostrar cada detalhe das inúmeras experiencias de cultivo de várias culturas que abrangem desde pequenas ervas aromáticas, até pés de diversas frutíferas de grande porte plantadas em vasos.


8 comentários:

  1. Olá Junior,
    Parabéns, adorei seu trabalho!!
    Gostaria de saber se posso utilizar qualquer variedade ou tem que ser variedades adaptadas para o cultivo em vaso?
    Outra dúvida, é que se a frutífera já está a uns 4 anos em vaso e ainda não frutificou ou se floresceu mas abortou, o que você sugere?
    Grata.
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom Dia Camila muito obrigado por acompanhar !
      Para cultivar em vasos podem ser quaisquer variedades de frutíferas, contudo se for escolher cítricas você deve optar por mudas enxertadas, vendidas em lojas de plantas.
      Com relação a planta que ainda não frutificou provavelmente está faltando nutrientes, assim você pode colocar adubo NPK (nitrogênio fosforo e potássio) totalmente orgânico, mas cuidado coloque o adubo nas bordas não muito perto da raiz uma vez a cada 3 meses, provavelmente em um ano você terá frutos.
      Outra opção é criar uma composteira orgânica e usar o composto para adubar sua plantinha. aqui tem um vídeo sobre o tema:
      https://www.youtube.com/watch?v=kCczsxVHti4
      Espero ter ajudado qualquer coisa poste suas dúvidas se eu puder ajudar farei com grande prazer.

      Excluir
  2. Olá, eu tenho uma jabuticabeira há 3 anos e nem sinal de fruto. Está num vaso parecido com o seu. O que há de errado? Eu rego todas as noites, já coloquei esterco, pulverizei com produto indicados. Alguma sugestão? Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo, talvez uma formula de NPK apropriada nas bordas do vaso de três em três meses ajude sua plantinha, não sei qual esterco você usou mas o ideal é um composto misturado e curtido, onde o esterco fica descansando junto com serragem e terra preta, para só depois de um mês poder ser aplicado. obrigado por acompanhar o blog grande abraço.

      Excluir
  3. Boa tarde, eu gostaria de saber se você tem facebook, eu to querendo aprender cultivar plantas na mina casa, aprende o que você já sabe pode ser ?
    Jacyra H Martins

    ResponderExcluir
  4. Adoro o seu trabalho meu amigo

    ResponderExcluir
  5. Seus vídeos são muito bom parabéns !!!

    ResponderExcluir
  6. Tenho uma pitanga de 2 metros, foi mudinha, plantei faz 7 anos e nada. Já adubei, as folhas são bonitas. Mas nunca deu frutas. Vc pode me ajudar?

    ResponderExcluir