Quando podamos uma cítrica principalmente na formação, sempre procuramos deixa-la no formato de taça, isto é fino em baixo (sem ramos no caule) e alongado em cima, os galhos que permanecem devem ser os voltados para fora da planta e os retirados devem ser aqueles que estão crescendo para o centro, assim criamos no meio uma passagem tanto de sol, quanto de ar, evitando o aparecimento de fungos e outras doenças pela falta desses elementos
Importante ressaltar também que ao contrário da parreira, não devemos podar uma frutífera cítrica todos os anos, a poda só deve ser realizada quando percebemos que a árvore, depois de crescer sem orientação perde a forma e precisa ser novamente tutorada, para evitar maiores danos.
O procedimento deve ser realizado preferencialmente nos meses de julho, agosto ou setembro, sempre depois da frutificação e antes da floração, assim evitamos perdas de frutos e de flores novas.
Outros motivos para a poda são:
1- A diminuição de árvores plantadas em vasos, pois nos vasos temos uma quantidade de terra limitada, não suportando o crescimento demasiado de uma muda sem podas.
2- A retirada de pequenos brotos do caule acima e abaixo do enxerto, acima por questões estéticos para não transformar sua árvore em arbusto e abaixo para evitar a brotação do limão cravo utilizado como porta enxerto e consequentemente a perda da muda enxertada.
Olá!
ResponderExcluirNós temos um pé de laranja no nosso quintal! Vivia carregada de frutas mas era muito alta e nao conseguíamos pegar as frutas... realizamos a pode há uns 2 anos e desde então ela nunca mais floresceu... :/ O que pode ter acontecido?
Olá penho no meu quintal mudas de uns três pé de árvores. .como faço pra eles não crescer? ?gostaria de ter eles anão ??
ResponderExcluirOlá penho no meu quintal mudas de uns três pé de árvores. .como faço pra eles não crescer? ?gostaria de ter eles anão ??
ResponderExcluir