- Dicas para Fruticultura;
- Dicas para horticultura;
- Reciclagem de materiais para o plantio em vasos;
- Compostagem e Vermicompostagem;
- Preparação de Solos para plantio;
- Manutenção de pomares (poda, irrigação e adubação).
No ano de 2016 além desses assuntos iremos incluir dois novos temas;
- Controle de pragas em hortas e pomares;
- Propagação assexuada Vegetativa ou Clonagem vegetal.
Desses assuntos sairão muitos vídeos interessantes todas as quintas para vocês, e o primeiro vídeo da série de propagação vegetal saiu esta semana no canal do youtube!
Neste vídeo fizemos uma breve introdução dos meios de propagação e resumimos cada um deles para aqueles que ainda não conheçam possam acompanhar os próximos vídeos sem se perder:
São 3 formas mais comuns de propagação vegetal:
- Enxertia
Técnica de propagação mais usada onde inserimos uma planta mais sensível e desejada (enxerto) em uma planta super resistente (porta enxerto), dando força ao broto inserido e podando quaisquer brotações no porta enxerto.
Mudas novas de Limão Cravo utilizadas como porta enxerto. |
Os tipos mais comuns de enxertia são:
Borbulha:
Técnica muito usada em citros, onde inserimos apenas uma gema no porta enxerto através de um corte em forma de T invertido.
Garfagem :
Técnica usada em abacates, mangas, uvas e outras culturas, onde abrimos uma fenda no cume da árvore e inserimos um galho no meio em formato de seta para que entre em contato as extremidades do porta enxerto.
Existem várias formas de realizar a garfagem, cada cultura possui uma melhor opção a ser usada.
-Alporquia
A alporquia consiste em produzir raízes em um dos galhos de uma árvore para que após o processo de enraizamento possa cortar aquele galho (alporque) cheio de raízes e planta-lo em seguida mantendo assim todas as características daquela planta, produzindo assim um perfeito clone!
Nessa técnica retiramos um anel da casca do galho da árvore desejada e inserimos no local um musgo ou substrato regado por solução enraizadora para que as novas raízes possam se acomodar no local.
- Estaquia
Por fim temos a estaquia que também necessita de alguns galhos de uma árvore, mas nesse caso cortamos fora, e fazemos preparação em um enraizador e em seguida plantamos em substrato preparado, para que este galho adquira raízes diretamente na terra,
Importante salientar que não são todos as culturas que aceitam esse tipo de propagação, pois em alguns casos os galhos apodrecem antes de criar raízes.
Ao longo do ano iremos trazer para vocês os vídeos para a realização de todos os processos assim como dicas e macetes para que seja obtido a maior porcentagem de êxito possível, não deixem de assistir aos próximos vídeos .
Desde já agradeço pela leitura de todos!
Não deixem também de ler também alguns outros tópicos do blog:
Como germinar mais rapidamente as sementes no Inverno!
Super adubo líquido orgânico caseiro, natural e grátis!
Como cuidar de suas árvores frutíferas em vasos !
Como plantar morango em vasos!
Como Plantar Maracujá !
Siga também nas redes sociais!
Nosso Instagram
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirComo faço porta enxerto para mangá , goiaba ,e limão? Mangá e goiaba tenho árvores adultas na terra só que quero plantar as novas em vasos
ResponderExcluir