1° DICA : Germinação
A germinação do tomate é muito simples sendo uma da plantas frutíferas mais fáceis de se germinar, isto se dá pela grande faixa de temperatura ideal para se criar novas mudas, as sementes podem ser secas ou plantadas diretamente com sua polpa através de fatias inseridas no solo, importante salientar que até em areia podemos germinar tomates facilmente.
2° DICA : Regar Corretamente
Devemos sempre regar a terra onde o tomate está plantado evitando ao máximo molhar as folhas, essa cultura vai muito bem em estufa, pois ao molharmos suas folhas fungos e doenças como o Oídio e o Míldio aparecem muito mais facilmente, quando cultivo escolho sempre a estação menos chuvosa, já que não possua uma estufa ideal em minha casa!
A baixo segue um link de como acabar facilmente com as pragas do tomateiro e de quebra ainda aduba-lo generosamente.
3° DICA : Tutoramento
Prenda seus tomateiros a cada 15 cm de altura pois se deixar uma parte grande sem tutorar o caule vai quebrar, e você perderá todos os seus tomatinhos novos, use para amarrar fitas ou barbantes que não machuquem o caule sensível da planta, pois isso pode ocasionar lesões que inpedirão a passagem da seiva.
4° DICA : Poda
Elimine os chamados chupões que são galhos que nascem na diagonal acima das folhas e roubam a energia do seu tomateiro, produzindo assim tomates mais fracos.
5° DICA : Propagação Assexuada ou Clonagem
Os galhos retirados da planta através da poda, podem ser armazenados em copos com água para desenvolverem raízes, e assim criar novas plantas por estaquia, essa técnica pode economizar muito tempo, já que o tomateiro é uma planta que enraíza facilmente sob diversas situações adversas.
6° DICA : Adubação
Os elementos mais importantes para o tomate são o fósforo, cálcio e o potássio, por isso uma adubação com as farinhas são excelentes tais como a de ossos, sangue e peixe, ajudam muito no desenvolvimento dos frutos.
A baixo coloquei um link de um vídeo que fiz sobre como produzir essa farinha de ossos gratuitamente.
7° DICA : Condições de clima e solo
O tomate precisa de um pH entre 6 e 7 para se desenvolver bem, iluminação solar de pelo menos 4 horas, e solo sempre úmido nunca encharcado rico em matéria orgânica.
Se for plantar em vasos monte corretamente a estrutura seguindo as dicas elencadas no vídeo logo a baixo!
Essas são as principais dicas do canal, para uma das plantas mais fáceis e produtivas que existe na horta, item muito legal para quem quer começar uma plantação com o pé direito e obter lindos resultados em pouquíssimo tempo.
Como germinar mais rapidamente as sementes no Inverno!
Super adubo líquido orgânico caseiro, natural e grátis!
Como cuidar de suas árvores frutíferas em vasos !
Como plantar morango em vasos!
Como Plantar Maracujá !
Siga-nos nas principais redes sociais!
Nosso Instagram
Nosso Grupo no Facebook
Nosso Twitter
Nossa Comunidade G+