quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Como Plantar Berinjelas em vasos!

               Hoje o blog Pomar e Horta em Vasos vai trazer algumas dicas sobre o plantio de berinjelas em vasos. Vale lembrar que em nosso canal do youtube já existe o vídeo sobre o tema, por isso você pode acompanhar a leitura assistindo pelo link que adicionamos a este post.





               As berinjelas que são da família das solenáceas, surgiram na Índia e fazem muito bem a saúde do ser humano, este legume é rico em fibras e diversos antioxidantes, contem uma grande fonte de vitaminas do complexo B e sais minerais como, manganês, potássio, magnésio e cobre.
             

              Muitas pessoas utilizam a berinjela como forma de combater o colesterol no sangue, assim ela ajuda a aumentar o fluxo sanguíneo, prevenindo ataques cardíacos e outras mazelas coronárias.




   


Clima Adequado

                  Mais uma cultura de clima tropical e sub-tropical as berinjelas gostam mesmo é de climas quentes,  para o seu cultivo é recomendado temperaturas entre 18 a 35° graus célsius,  mais frio que isso pode prejudicar o crescimento da sua planta, por isso aconselhamos o uso de estufas nessas regiões. 
                  Uma dica interessante para pessoas que vivem em locais mais frios é cultivar no verão, pois mesmo a planta sendo perene de vida curta, pode ser plantada em caráter anual pois a melhor colheita se dá no primeiro ano de vida.
                 O ideal é que a planta pegue de 4 a 6 horas diárias de iluminação direta solar, assim caso exista mais que isso no local, utilize um sombrite na parte da tarde para evitar exposição prolongada.




Solo Ideal

                   O solo precisa ser rico em matéria orgânica, bem drenado e aerado para ajudar a fixar as raízes, o pH ideal está entre 5,8 a 6,8,.
               A berinjela gosta de solos bem irrigados, porem não encharcados, regue frequentemente apenas para mante-lo úmido.



Tratos Culturais

              Quebrar a dormência das sementes inserindo-as em um banho com água potável por 1 dia, é uma ótima ideia para aqueles que querem acelerar um pouquinho o processo de germinação, o cultivo é feito geralmente por sementeiras e as sementes cerca de 3 por copinho são alocadas cerca de 1 centímetro abaixo do solo, a germinação ocorre cerca de 2 semanas após a semeadura e  em cerca de mais 15 dias suas mudas já terão mais ou menos 10 centímetros e umas cinco folhinhas prontas para o transplante.



              Nunca estrague o torrão e tenha certeza que sua muda já possui sistema radicular, para o plantio utilizamos um vaso de pelo menos 40 litros de volume, o que garantirá espaço suficiente para as raízes de sua planta, utilize pedaços de bambus ou outros tipos de suporte para tutorar sua planta, pois a berinjela principalmente quando começa a dar frutos pode facilmente tombar e ter seu caule quebrado em virtude de ventos ou chuvas fortes

Colheita

                A colheita das suas Berinjelas vai ocorrer cerca de 120 a 180 dias após a semeadura dependendo do cultivar plantado. caso seu pé não seja descartado este pode voltar a produzir algumas outras colheitas de menor potencial.




Desde já agradeço pela leitura de todos!

Não deixem também de ler também alguns outros tópicos do blog:
Como germinar mais rapidamente as sementes no Inverno!
Como cuidar de suas árvores frutíferas em vasos !
Como plantar morango em vasos!
Como Plantar Maracujá !



Siga também nas redes sociais!


segunda-feira, 15 de agosto de 2016

Como plantar Brócolis em vasos!

                   Não é segredo para ninguém que uma das minhas maiores paixões na horta são os brócolis, esse alimento além de ser imensamente saboroso faz muito bem a saúde e tem um cultivo relativamente fácil em relação a outras culturas.


 Os Benefícios mais importantes para saúde

             O brócolis ajuda a prevenir vários tipos de canceres devido a presença de alguns elementos,, tais como sulforafano, selênio, diindolylmethane e indol-3-carbinol.

             Encontramos no brócolis muitos minerais, tais como magnésio e cálcio, que ajudam na regulação da pressão arterial, além de fibra alimentar para diminuir o colesterol ruim.

             Rico em vitamina C, nosso amigo previne o envelhecimento e combate a degeneração ocular devido a presença dos antioxidantes luteina e zeaxantina.

A cultura

             Nosso amigo brócolis é da mesma família que o couve-flor, repolho e a couve, assim chamadas de Brassicas. Existem basicamente dois tipos comuns de brócolis, que podemos cultivar em nossa horta, os de cabeça do tipo ninja ou os de ramos, cabe a vocês escolherem o que mais gostarem.
             Interessante lembrar que nessa cultura o que comemos são as futuras flores ainda fechadas, por isso devemos realizar a colheita ao primeiro indício de amarelamento ou abertura das flores na cabeça ou nos ramos.



Clima ideal

               O clima ideal para a produção de brócolis é o temperado, podendo ser cultivado facilmente no clima sub-tropical, a temperatura ideal está entre 10 e 23°C , sendo muito difícil o cultivo após os 28°C.
Aqui no Brasil eu geralmente semeio entre abril e maio, época em que começa a esfriar um pouco, quanto a luminosidade, o ideal é de 4 a 6 horas por dia de luz solar direta.

Solo Ideal


              O solo precisa ser rico em matéria orgânica, bem drenado e aerado para ajudar a fixar as raízes, o pH ideal está entre 6 a 7, um dos micronutrientes que não pode faltar na cultura é o boro, este nutriente pode ser facilmente encontrado em casas de agro na fórmula de ácido bórico ou Boráx.
               O brócolis gosta de solos bem irrigados, porem não encharcados, regue frequentemente apenas para mante-lo úmido.

Como Cultivar



             Retire as sementes do envelope e deixe de molho em água potável por 12 horas, ao final do período jogue fora as sementes que boiarem.

              Para plantar Brócolis é mais comum utilizarmos a técnica de plantio por sementeiras, dessa forma semeamos em copinhos de plásticos, saquinhos de jornal ou rolinhos de papel higiênico, utilizando uma mistura de 70 % de húmus de minhoca e 30 % de vermiculita  e cobrimos cerca de 3 sementes em cada copinho com um centímetro da mistura preparada.

              Por sete a quinze dias molhamos uma vez ao dia mantendo a sementeira sempre úmida, e ao final desse período nossas sementes irão germinar, com 30 dias nossas plantinhas já estarão com cerca de 10 centímetros e umas quatro a seis folhas, período ideal para serem replantadas.

               Desbaste as mudas menores e mais feias e retire as melhores com a maior porção de terra e raízes possível, Forme mudas padrão extraindo das sementeiras as plantas mais vigorosas.

               Replante em vaso ou solo bem drenado, rico em matéria orgânica, onde o pH esteja por volta de 6,0 a 7 o brócolis gosta de pelo menos 4 horas de sol direta, regue uma vez ao dia,  o clima ideal é o frio, nos lugares mais quentes o ideal é cultiva-la durante o inverno.

Colheita

               A colheita do brócolis ocorre cerca de 90 a 110 dias após a semeadura dependendo do cultivar plantado, importante salientar é que mesmo no caso do brócolis de cabeça, depois da colheita, caso a planta esteja forte, ocorrerá mais algumas brotações laterais por algumas vezes, por isso não arranque o pé inteiro, corte apenas a parte a ser utilizada e mantenha a planta no canteiro.

Duas brotações laterais após a colheita da cabeça principal



Desde já agradeço pela leitura de todos!

Não deixem também de ler também alguns outros tópicos do blog:
Como germinar mais rapidamente as sementes no Inverno!
Como cuidar de suas árvores frutíferas em vasos !
Como plantar morango em vasos!
Como Plantar Maracujá !



Siga também nas redes sociais!




quarta-feira, 10 de agosto de 2016

Como cultivar alho em vasos ou canteiros facilmente em sua casa!

                               Há cerca de um ano atrás postamos um vídeo prático no canal Pomar e Horta em Vasos do youtube de como plantar alho em vasos, na época eu tinha recebido um dente de alho gigante, e mostrei algumas formas de se criar raízes e plantar o dente já enraizado para não perder a muda.
                              Como aquele vídeo não continha informações específicas sobre a cultura, achei interessante postar um novo vídeo este ano após a colheita do alho gigante  para dar todas as dicas e detalhes sobre esse maravilhoso cultivo que nos trouxe tanta alegria.






Vídeo anterior mostrando apenas a parte prática e o começo do nosso cultivo do alho elefante!



                                Cerca de 9 meses depois do primeiro plantio, realizamos a colheita do nosso alho elefante e para nossa perfeita felicidade colhemos uma bonita cabeça com 6 dentes, que rapidamente começamos a preparar para um novo processo com o abjetivo de aumentar nossos dentes de alho gigante.



  Benefícios para saúde 

                              Consumir alho pode trazer inúmeros benefícios, pois ele ajuda a prevenir diversos tipos de canceres, diminui o colesterol ruim, possuindo diversos antioxidantes responsáveis por retardar o envelhecimento, além de combater inflamações e fungos, sendo uma poderosa fonte de vitaminas C e B6.



Clima Ideal


                      A temperatura para cultivo de alho está entre 0 e 15° C. O alho pode ser facilmente cultivado em regiões que apresentam um inverno rigoroso, com temperaturas normais sempre inferiores a 25° C , caso o inverno de sua região não tenha o frio suficiente, devemos colocar os dentes na parte de baixo da geladeira por cerca de 1 mês antes do plantio, isso garantirá que se desenvolvam os bulbos e as cabeças.




Solo Ideal


                   O solo deve ser aerado e bem drenado e mantido sempre úmido nunca encharcado para evitar o apodrecimento das raízes, ter boa disponibilidade dos macro nutrientes NPK e o pH perfeito será entre 6,5 e 7, contudo existe boa tolerância na faixa de pH entre 6 a 8!



Plantio


                Embora exista a possibilidade de plantar alho pela semente, o cultivo mais fácil se dá através dos dentes selecionados, estes devem se colocados na geladeira por 1 mês para simular um período de frio intenso.
                Depois que germinarem é legal deixarmos por cerca de 2 semanas em baixo de uma janela para dentro de um copo com 1/4 de água, trocando a cada dois dias para criar raízes.
                E por fim devemos plantar o dente cerca de 3 a 5 cm a baixo da terra para alhos comuns e 7 a 8 cm a baixo para alhos elefantes, sempre com o caule para cima e as raízes para baixo
                Caso queiram plantar em vasos podemos usar uma garrafa pet na vertical para alhos pequenos e vasos de 10 a 15 litros de volume para alhos elefantes



Colheita

                                 A colheita ocorre cerca de 6 a 9 meses após o plantio, a dica é olhar constantemente as folhas, quando começarem a amarelar você saberá que está no ponto da colheita, cerca de 1 mês antes da colheita diminua drasticamente a rega em sua planta isso vai acelerar o processo de cura (secagem do alho para o consumo).





Desde já agradeço pela leitura de todos!


Não deixem também de ler também alguns outros tópicos do blog:
Como germinar mais rapidamente as sementes no Inverno!
Super adubo líquido orgânico caseiro, natural e grátis!
Como cuidar de suas árvores frutíferas em vasos !
Como plantar morango em vasos!
Como Plantar Maracujá !



Siga também nas redes sociais!
Nosso Instagram