Existem muitos tipos de Estaquia que podem ser usadas para produzir diversos tipos de mudas, não são todas as plantas que são facilmente produzidas por este método, pois algumas espécies não enraízam facilmente e o tronco perde as propriedades antes do enraizamento.
Podemos utilizar diversos tipos de estacas para conseguirmos os melhores resultados, vamos citar aqui todas elas e em vídeos futuros mostraremos como fazer cada uma delas.
Estacas herbáceas apicais
quando utilizamos apenas brotos novos como estacas de aproximadamente 7 a 12 cm
Estacas semilenhosas
Neste caso a estaca possui uma camada flexível, um broto novo na parte superior e uma parte já lignificada muito firme e lenhosa local usado para plantio no substrato, na parte inferior .
Estacas lenhosas
A estaquia lenhosa será a mais utilizada no processo de propagação de árvores frutíferas, e consiste em retirar uma estaca de cerca de 15 a 30 cm com cerca de 4 gemas totalmente lignificada e plantar em substrato apropriado com o auxilio de um enraizador .
Estacas herbáceas de folhas
Plantamos apenas a folha da planta original que cria raízes e forma uma nova planta.
Estacas de Raiz
Destacamos uma parte da raiz da planta mãe e plantamos o pedaço a fim de criar caule e uma nova planta.
Já mostramos como fazer um enraizador para utilizar nos processos de estaquia e alporquia
E também já mostramos o primeiro modo prático de utilização de estaquia lenhosa, produzindo mudas de acerola, acompanhem o canal e o blog para mais vídeos sobre o assunto: